Ao utilizar o website da Pedra e Decoração está a concordar com a utilização de Cookies.

Quem deve fazer a montagem de recuperadores de calor?

Por suporte 23/03/2017 0 Comentários

A montagem de recuperadores de calor é um processo que deve sempre ser feito por uma equipa especializada, nem que seja para cumprir normas de segurança.

Por isso, antes de pensar em adquiri-los, deve solicitar ajuda profissional que se encarregue da sua instalação e deixe todos os acabamentos impecáveis. Além disso, há que ter imenso cuidado com a escolha dos ventiladores para recuperadores de calor.

Mais uma vez, obter opiniões de quem é mais entendido é obrigatório, para garantir o perfeito funcionamento da estrutura, deixando a salvo a sua casa e a sua família.

Uma vez que os recuperadores de calor funcionam como as lareiras, aproveitando a energia duma combustão, não pense em brincar com o fogo! Procurar um bom equipamento, acerca do qual possa recolher referências e garantias de qualidade (nomeadamente no que toca à marca de origem) e pedir a montagem de recuperadores de calor a nível profissional são apenas duas medidas de prevenção a adoptar.

 

 

Recuperadores de calor VS. Lareiras tradicionais: quais as diferenças?

Em base, a montagem de recuperadores de calor é bastante semelhante à montagem de lareiras.

Tal como a maioria destas últimas, os recuperadores são encaixados dentro de uma parede ou de uma estrutura especialmente concebida (como isolamentos de pedra adicionados junto às paredes de tijolo, o que também pode ser aproveitado como elemento decorativo) e ambos funcionam por meio de combustão.

No entanto, o aproveitamento da energia libertada em forma de calor é apenas rentabilizada em 20% no caso das lareiras, enquanto os recuperadores de calor o fazem a 80%, devido a também rentabilizarem o calor dos gases de escape.

Assim se pode enumerar a primeira diferença: durante a montagem de recuperadores de calor, é igualmente instalada uma porta de vidro vitrocerâmico, com uma abertura literal ou em guilhotina, que não deixa desperdiçar nenhuma forma de calor.

Quanto à sua constituição, enquanto as lareiras são normalmente construídas em pedra ou tijolo, os recuperadores são constituídos por uma estrutura de ferro fundido ou chapa de aço, isolada interiormente por material cerâmico refractário, mais um elemento que contribui para a sua eficiência.

Além disso, os recuperadores de calor permitem a utilização de uma maior variedade de materiais combustíveis - não só lenha ou Pellets, como também energia eléctrica ou gás - sem sequer necessitarem de uma chaminé, apenas uma pequena abertura de 8cm para a entrada de ar frio. Assim, é possível serem montados em qualquer tipo de casa!

 

Mas as lareiras não são mais bonitas do que os recuperadores?

Provavelmente, as lareiras hão-de permanecer no seu coração durante muito tempo.

Felizmente, a montagem de recuperadores de calor também tem em conta a imagem estética da estrutura! Por isso é que é possível revesti-los em pedra ou escolher um de tantos e tantos modelos de design, tanto mais moderno e vanguardista, quanto mais convencional.

Em suma, decerto encontrará algo ao seu gosto. Aconselhe-se com um especialista!