Ao utilizar o website da Pedra e Decoração está a concordar com a utilização de Cookies.

Lareira com recuperador de calor:aquecimento económico

Por suporte 23/03/2017 0 Comentários

Apesar de ainda estarmos a vários meses de distância do inverno, é importante começar a pensar desde já nos dias mais frios e em como vamos manter o ambiente quentinho.

Muitas pessoas optam por ter aquecedores eléctricos, mas as contas de luz no final do mês provam que essa é não é ,de todo, a solução mais indicada.

Escolher uma boa lareira para aconchegar o lar é uma escolha ideal, mas ter uma lareira com recuperador de calor, é ainda melhor.

As vantagens de uma lareira moderna são muitas: é mais económica, mais fácil de limpar e é muito mais elegante.

Saiba mais sobre a lareira com recuperador de calor e perceba porque é que pode ser a melhor ideia para maximizar o conforto da sua família.

Lareira com Recuperador de Calor: mais conforto, menos despesa

lareira com recuperador de calorUma lareira é um elemento que deixa qualquer habitação com ar acolhedor e tradicional.

Não há ninguém quem não goste de se reunir em torno do lume durante os dias mais frios.

Mas alimentar uma estrutura destas, requer algum investimento.

Para não falar no trabalho que dá limpar os resíduos que ficam após a combustão da lenha e dos odores e fumos que insistentemente se entranham em qualquer tecido.

Uma lareira com recuperador de calor é alternativa ideal mas manter a casa aquecida como gosta, mas sem a parte «chata».

Como funcionam os recuperadores de calor?

Os recuperadores de calor são um tipo de equipamentos que, através da queima de lenha e de resíduos florestais, permitem aquecer o ambiente de forma eficaz e rápida.

O calor é difundido através de condutas de ar ou via aquecimento central a água.

 

A lenha pode ser também considerada fonte de energia renovável, mesmo tendo um ciclo renovação  lento.

Um recuperador de calor a lenha tem como objectivo rentabilizar o rendimento da queima de madeira.

Numa lareira aberta, em média, apenas 20% da potência calorífica da lenha é recuperada, enquanto que numa lareira com recuperador de calor o rendimento alcança os 80%.

Ao ser instalado numa lareira,  o recuperador de calor funciona como uma câmara de combustão hermética na qual que a entrada de ar para a alimentação da combustão é ajustável.

São normalmente fabricados em ferro fundido, o que lhes confere uma maior durabilidade do que os fabricados em chapa de aço; além disso, têm uma porta em vidro vitrocerâmico e são instalados no interior da parede, ficando apenas com a parte da frente visível.

O revestimento interior é produzido em material cerâmico refractário (que permite temperaturas de combustão muito elevadas).

Os fumos e gases queimados produzidos pela combustão são conduzidos ao exterior através de um tubo em aço inox, que junta a saída do recuperador de calor com a chaminé.

Para saber mais sobre lareiras com recuperador de calor, espreite pedradecoracao.pt