Ao utilizar o website da Pedra e Decoração está a concordar com a utilização de Cookies.

Vantagens de um recuperador de calor Vs lareira

Por suporte 23/03/2017 0 Comentários

Um recuperador de calor é um sistema de aquecimento muito semelhante ao de uma lareira, uma vez que ambos se alimentam de lenha ou pellets para a produção de energia e calor.

Se é fã deste tipo de equipamentos, as boas notícias não acabam aqui – os recuperadores de calor apresentam rendimentos muito superiores aos de qualquer lareira, uma vez que o calor produzido pela combustão dos materiais tende a ser recuperado para posterior reutilização.

 

Quais são as características de um recuperador de calor?

Normalmente fabricados em chapa de aço ou ferro fundido, caracterizam-se pela existência de uma porta de vidro vitrocerâmico de abertura lateral ou guilhotina, o que permite a emanação de calor através do vidro e da estrutura envolvente.

Para além de ser uma solução bastante segura de aquecimento graças a estas características, também elimina os problemas de fumo e cheiros na casa e nas próprias roupas. Por outro lado, graças à forma como foi concebido, um recuperador de calor não necessita da instalação de uma chaminé, pelo que pode ser instalado em qualquer parte da casa, bastando a existência de um orifício menor para libertar o ar queimado para o exterior e a entrada de ar frio.

recuperador de calor

Uma outra característica a ter em conta é que é possível adaptar um recuperador de calor a uma lareira já existente, de forma a manter o aspeto mais tradicional e até nostálgico da lareira e poder usufruir de um equipamento muito mais eficiente em termos de aproveitamento de calor.

Um recuperador de calor é conhecido por ser uma opção ecológica e funcional de aquecimento, visto ser possível o aproveitamento de restos de madeira tais como as aparas e a serradura seca, conhecidos como pellets. Este material dificilmente seria aproveitado de outras formas, e evita maus cheiros, causados pela humidade e pelas resinas já perdidas no processo de transformação dos pellets. Da mesma forma, este tipo de alimentação permite uma combustão quase total e é mais rentável do que a própria lenha.

Estudos indicam que o consumo médio de pellets por cliente por ano ronda os 300Kg (traduzido em cerca de 20 sacos), pelo que esta opção é mais económica e mais simples de armazenar, manusear e limpar do que a madeira original.

Graças à combustão quase completa do combustível, a utilização de pellets é também recomendada por promover reduzidas emissões de partículas e gases nocivos como é o caso do monóxido de carbono.

Trata-se de um material bastante ecológico, até porque dispensa o corte ou abate de árvores para a sua produção.

 

 

Quais são as mais-valias de um recuperador de calor em relação a uma lareira?

A manutenção de uma lareira implica todo um processo de limpeza associado à sua utilização, pelos fumos e cheiros que são produzidos mas também pelas cinzas que é necessário limpar após o arrefecimento do equipamento.

Recuperador de calor Quinta do Lago 2010

No caso de um recuperador de calor, esta tarefa está altamente simplicada, por tratar-se de um sistema de aquecimento fechado e muito fácil de limpar. Mesmo que haja produção de alguma cinza, será mínima e passível de limpar com um pequeno aspirador rapida e comodamente.

Uma outra questão a ter em conta num recuperador de calor é a comodidade. Enquanto numa lareira é necessária uma atenção quase constante de controlo do fogo, o recuperador de calor dá-lhe mais autonomia e descanso para usufruir do calor da sua casa. O depósito de um recuperador de calor tem normalmente capacidade para mais de 20 horas ligado, e a temperatura é regulável.

Uma lareira tem ainda a dificuldade acrescida de permitir a fuga de grande parte do calor produzido para o exterior pela chaminé, acabando por não ser aproveitado.

Com tantas vantagens, deixam de haver razões para adiar a decisão.

Quer prefira um recuperador de calor a lenha ou a pellets, venha visitar a Pedra e Decoração, onde especialistas podem aconselhá-lo a escolher um modelo que o satisfaça em eficiência e em preços.

 

 

Compre já o seu recuperador de calor e garanta que a partir de agora, o frio fica lá fora!