Por defeito, este site usa cookies. Estes cookies destinam-se a otimizar a sua experiência de navegação neste site. Saiba mais

Recuperador de calor e lareira: sabe as diferenças?

Por suporte 23/03/2017 0 Comentários

São muito poucas as diferenças entre um recuperador de calor e lareira. O benefício de ambos é o meso: o aquecimento do seu lar.

Tanto os recuperadores de calor como as lareiras garantem a produção de calor eficaz que fica no espaço, garantindo um grande aproveitamento. Uma lareira (noutros tempos conhecida como fogão de sala) é uma estrutura de interior utilizada para aquecimento do espaço, tal como um recuperador de calor.

 

Quais são as características de uma lareira?

A lareira tradicional é constituída por duas partes fundamentais: um espaço revestido de materiais não inflamáveis onde se queima a madeira e uma chaminé que permite a saída do fumo e de outras partículas.

Hoje em dia, as lareiras modernas podem utilizar diferentes fontes de alimentação: existem modelos de lareiras a gás e lareiras eléctricas, que permitem uma aplicação mais prática do conceito, sem a desvantagem do fumo e dos cheiros, assim como de eventuais partículas quentes que possam saltar da lareira e provocar danos nas proximidades.

Apesar de a sua funcionalidade ter vindo a modificar-se, uma lareira continua a ser um elemento chave da decoração de um espaço, mantendo a sua missão primordial de contribuir para o aquecimento ambiente do local em épocas mais frias. Para além de estimularem a convivência num espaço acolhedor, as lareiras a lenha e as lareiras a pellets são as mais económicas e eficazes.

Quanto às lareiras a pellets, as matérias-primas utilizadas não exigem o abate de árvores, visto tratarem-se de sub-produtos da madeira que não são normalmente utilizados de outra forma, e permitem ao mesmo tempo economizar nas despesas eléctricas e de gás.

 

Verdade seja dita, não há nada melhor do que aconchegarmo-nos em frente ao fogo naqueles dias frios de Inverno e vê-lo crepitar enquanto o calor se entranha em nós.

Poderia dizer-se que as lareiras aquecem corpo... e a mente.

 

 

O recuperador de calor é uma boa alternativa à lareira?

Tal como foi dito anteriormente, os recuperadores de calor e as lareiras não apresentam grandes diferenças funcionais.

Um recuperador de calor é um sistema de aquecimento muito semelhante às lareiras, no sentido em que também pode utilizar lenha e pellets como combustível.

O recuperador de calor é fabricado em chapa de aço ou ferro fundido, com uma porta de vidro vitrocerâmico de abertura lateral ou guilhotina, que permite a emanação de calor através do vidro e da estrutura envolvente. Isto faz com que os recuperadores de calor sejam mais seguros quando comparados às lareiras, visto ser um sistema fechado e por isso mais fácil de controlar.

Apesar de não ser necessária uma chaminé para extrair os fumos neste tipo de equipamentos, é essencial uma entrada de ar frio vinda do exterior, para minimizar a produção de monóxido de Carbono (CO) altamente nefasto. Os recuperadores de calor permitem insuflar ar novo em várias divisões de uma casa, pelo que contribuem para a optimização da qualidade do ar interior, para além da sua função óbvia de aquecimento.

Para além dos sistemas a lenha ou pellets, existem alternativas: recuperador de calor a gás e eléctrico.

 

Tanto para recuperadores de calor, como para lareiras, fabricam-se modelos com diferentes estruturas e dimensões, que vão ao encontro das necessidades do cliente.

Agora que conhece as diferenças, escolha a lareira que mais se adequa às suas necessidades!