Artigo atualizado a 26 de dezembro de 2022. Quando resolve instalar um sistema de aquecimento em casa, é normal deparar-se com várias decisões para tomar, em especial sobre o aparelho a comprar. Escolher entre Recuperadores de Calor e Lareiras, por exemplo, é um cenário comum, visto que são duas das soluções mais populares e vantajosas. É verdade que têm ambas a mesma função: aquecer a casa. Além disso, podem apresentar semelhanças. No entanto, também existem pontos que as distinguem. Conhecer quais são e entender a forma como ambas as opções funcionam é fundamental para tomar boas decisões. Para ajudar, neste artigo reunimos tudo o que precisa saber sobre estes dois sistemas de aquecimento.

Como é que os Recuperadores de Calor funcionam e aquecem a sua casa?
Um Recuperador de Calor gera calor através de um sistema de combustão fechado, composto por chapas de aço e por uma porta de vidro de abertura lateral ou guilhotina.
Os Recuperadores de Calor funcionam de uma forma muito simples: por meio de uma conduta de ligação ao exterior, o aparelho retira o ar frio que precisa para dar origem à queima do combustível. Do processo de combustão resulta ar quente, que recircula pelo próprio sistema. Depois, o calor é emanado para o ambiente através de convecção natural por libertação ar quente existente dentro da estrutura e ventilado por grelhas e também pela zona frontal através do vidro. Os Recuperadores de Calor podem utilizar diversos tipos de combustível neste processo – os mais comuns são a lenha e os pellets, apesar de também poderem ser a gás. As condutas de ligação ao exterior, responsáveis pela entrada ao ar frio, permitem minimizar a produção de monóxido de carbono, um gás muito nefasto para a saúde, que pode advir da combustão. Isso, aliado ao facto de serem sistemas fechados, com pouca libertação de fumo, faz com que estes aparelhos estejam livres da obrigatoriedade de uma chaminé.
O que distingue os Recuperadores de Calor?
Além do facto de produzirem calor através de um sistema de combustão fechado, existem mais aspetos que caracterizam a forma como os Recuperadores de Calor funcionam.
Um deles está relacionado com o elevado aproveitamento do calor que geram. Aparelhos como o modelo W71/62F da Kalfire, por exemplo, ultrapassam os 80 de rendimento! Porquê? Primeiro, porque todo o ar quente é aproveitado para aquecimento, já que o fazem recircular pelo próprio sistema. Depois porque, como são protegidos por um vidro, deixam de existir rotas de fuga para o calor.

- Económicos, porque consomem menos combustível;
- Higiénicos, pois geram menos sujidade;
- Seguros, por serem fechados;
- Eficientes, pois costumam ter potências elevadas;
- Reguláveis, por terem uma combustão controlada.
Os Recuperadores permitem também insuflar ar novo em várias divisões de uma casa. Desta forma, contribuem para a otimização da qualidade do ar interior, para além da sua função óbvia de aquecimento.
Como funcionam as Lareiras e o que as diferencia dos Recuperadores de Calor?
As Lareiras são também sistemas de aquecimento que produzem calor através da queima de combustível e de uma fonte de oxigénio. Logo, tal como os Recuperadores, geram aquecimento e proporcionam um ambiente confortável, único e acolhedor em casa. Sendo assim, o que será que distingue os dois sistemas?
A principal diferença entre os Recuperadores de Calor e as Lareiras é que os Recuperadores de Calor são sempre sistemas fechados. Já as Lareiras podem ser fechadas ou abertas.
Sendo fechadas, o modo de funcionamento é muito semelhante ao dos Recuperadores: retiram ar frio do exterior, queimam o combustível e aproveitam todo o calor gerado para aquecimento. Por isso, tratam-se também de aparelhos eficientes, de elevado rendimento e aproveitamento do combustível. O modelo Gyrofocus fechado, da marca Focus, é um exemplo desta eficiência, tal como o Doroty da Nordica.

Quais as maiores diferenças entre Recuperadores de Calor e Lareiras abertas?
Um sistema aberto liberta mais gases e fumos para o ambiente em que está instalado. Assim, uma Lareira aberta precisa de uma chaminé para evacuação dos mesmos, ao contrário de um Recuperador. O rendimento entre Recuperadores de Calor e Lareiras abertas também é diferente. Num aparelho aberto, o calor perde-se com maior facilidade e consome-se mais combustível, já que a câmara de combustão está mais exposta ao oxigénio. Logo, o rendimento reduz. Por fim, tanto os Recuperadores de Calor quanto as Lareiras necessitam de alguns cuidados para prevenir acidentes, sendo exemplo disso a limpeza regular da chaminé e a não utilização de líquidos inflamáveis como petróleo ou parafina.
Peça ajuda profissional na Pedra e Decoração para escolher entre Recuperadores de Calor e Lareiras
Tal como mencionado, os Recuperadores de Calor e as Lareiras são muito semelhantes em alguns pontos e diferentes noutros. Por essa razão, é fácil perceber que são indicados para casos distintos. Para escolher a melhor opção para cada caso, pode ser boa ideia pedir ajuda profissional. Assim, consegue decidir de acordo com:
- As suas preferências;
- As características e condições da casa;
- As suas necessidades.
Na Pedra e Decoração prestamos este apoio personalizado para escolher entre Recuperadores de Calor e Lareiras. Graças à experiência de anos, podemos explicar de forma detalhada as particularidades de cada opção e indicar o melhor modelo para si. Também disponibilizamos variadas opções de ambos os equipamentos, de diferentes designs e dimensões, para que encontre o que procura. Conte com o nosso apoio especializado para tomar boas decisões.