Se pensa que os Barbecues só podem ser usados em estações quentes, esqueça essa ideia. Com o desenvolvimento de novos modelos, cada vez mais sofisticados e versáteis, a verdade é que pode utilizá-los em qualquer época do ano. Mas, para que a experiência seja agradável, é aconselhável que tenha alguns conhecimentos básicos sobre como usar o Barbecue e quais os modelos mais adequados para todas as estações do ano. Para ajudar, hoje damos alguns conselhos para usufruir das refeições confecionadas num barbecue, seja verão ou inverno, e ainda trazemos dois modelos de barbecue irresistíveis.
Churrasco todo o ano: como usar o barbecue sem restrições
Com o aumento da variedade dos modelos, hoje existem opções para todas as carteiras, mas, ainda assim, comprar um Barbecue é sempre um investimento. Por isso, rentabilizá-lo ao máximo é o ideal. A melhor forma para o conseguir é utilizar o equipamento sem restrições, sempre que entender, seja verão ou inverno. Além disso, os churrascos costumam ser momentos de convívio e descontração, pelo que desfrutar desse ambiente apenas no verão, é um desperdício.

Saiba agora como é possível ter churrascos durante todo o ano com apenas 3 conselhos:
Escolha um modelo de Barbecue adequado ao espaço
Fora todas as outras características que diferenciam os modelos de Barbecues existentes, uma das mais importantes relaciona-se com o local onde o barbecue será utilizado. Regra geral, os Barbecues a Lenha ou a Carvão são boas opções para um espaço mais amplo, que pode ou não ser coberto. Já os Barbecues a Gás exigem menos espaço e alguns modelos podem ser embutidos, o que facilita a sua instalação em terraços cobertos.
Barbecues a Gás:
Se o local tiver uma cobertura, é possível confecionar refeições mesmo em dias de vento ou chuva. São mais seguros e práticos, graças à ausência de fagulhas e brasas e consequente risco de incêndio. Mas atenção: garanta sempre a adequada circulação do ar e a distância de materiais inflamáveis, prevenindo, assim, fugas de combustível.

Barbecues a Lenha ou Carvão:
Quando as condições meteorológicas são agradáveis, consegue usufruir em pleno do ar livre com um Barbecue a Lenha ou Carvão. Mas mesmo nos meses mais chuvosos, é possível tornar a experiência prazerosa basta instalar uma cobertura ou escolher um local abrigado. Lembre-se de verificar a sua resistência: no exterior, estarão mais expostos às variações de clima, pelo que é importante garantir a sua durabilidade.

Caso queira usufruir dos dois ambientes, exterior e interior, uma boa ideia é apostar nos equipamentos móveis ou portáteis, seja a gás ou a lenha/carvão. Assim, é só mover o Barbecue para um local protegido no inverno e usufruir do sol e do calor, ao ar livre, no verão.
Planeie as refeições consoante a época
Adaptar a ementa ao clima é outra das formas de conseguir usufruir do seu Barbecue durante todo o ano. Opte por alimentos da época e veja como é possível confecionar diferentes pratos. Em estações do ano mais amenas ou quentes, opte pelas refeições leve e procure incluir na sua ementa, alimentos como:
- Espargos, curgete, cenoura, beterraba, batata – com especiarias e ervas aromáticas;
- Salmão, sardinha, atum e outros peixes com ervas e limão, por exemplo;
- Carnes brancas – em espetadas ou hambúrgueres, por exemplo;
- Camarões;
- Pêssego, ananás, manga, morangos, maçã e banana - como acompanhamento ou sobremesas grelhadas.
Já as estações mais frias pedem refeições aconchegantes. No outono e inverno opte por:
- Assados – peru, frango, porco, borrego ou como alternativas à carne, com curgetes recheadas;
- Maçã assada, peras e castanhas;
- Abóbora, batata e cenoura;
- Carnes – escolha as mais rápidas de cozinhar, isto é, as mais pequenas, ou então fatie, já que nesta época a confeção é mais demorada, devido ao frio.
Lembre-se que muitos Barbecues já permitem métodos de confeção variados, além do típico grelhar, sendo ainda mais fácil alargar as opções das suas ementas.
Adapte as técnicas de confeção dos alimentos
É verdade que existem boas práticas gerais para usar o Barbecue, mas estações do ano diferentes implicam métodos culinários diferentes. Por exemplo, no inverno, por conta do frio, o equipamento demora mais tempo a aquecer, principalmente se for a lenha ou carvão. Por isso, nesta estação procure acender o Barbecue mais cedo e ter sempre à mão o combustível, para ir alimentando o fogo. Além disso, o aparelho perde calor mais facilmente, fazendo a temperatura oscilar e atrasando o processo de confeção. Para evitar isto, além de ir controlando a temperatura, mantenha a tampa do Barbecue fechada. Para conferir o ponto de cozedura dos alimentos, use um termómetro, evitando assim a saída de calor através da abertura da tampa. Por último, como no inverno a comida arrefece mais rápido assim que sai da grelha, guarde-a no interior da casa ou em zonas do Barbecue sem calor direto até à altura da refeição. Manter a tampa do Barbecue fechada no inverno é um dos segredos para facilitar a confeção.
Encontrar um Barbecue para cozinhar o ano todo é possível com parceiros de confiança
Mesmo depois de ler as nossas recomendações, pode ser importante procurar uma ajuda mais personalizada. Seja para aconselhar-se sobre o melhor modelo de Barbecue ou para descobrir alguns segredos guardados pelos especialistas. A Pedra e Decoração conta com uma equipa de profissionais experientes em Barbecues que podem partilhar consigo o seu know how e oferecer opções de escolha interessantes, tanto a gás como a lenha ou carvão. Com a ajuda certa e com o equipamento adequado, é possível desfrutar do seu barbecue durante todo o ano!