Ao utilizar o website da Pedra e Decoração está a concordar com a utilização de Cookies.

Ventiladores para recuperadores de calor: ar a circular

Por suporte 23/03/2017 0 Comentários

Uma parte muito importante de qualquer lareira ou equipamento similar é o ventilador.

Os ventiladores para recuperadores de calor são muito importantes para se conseguir ter ventilação forçada e circulação de ar. Isto porque, quando estão muito quentes, as áreas metálicas da caixa de ar dos recuperadores de calor emanam calor através da caixa de ar, ar esse que sobe e se perde. Ao forçar o ar a passar rapidamente pelas caixas de ar, as áreas metálicas vão arrefecer e retirar mais calor. 

Os ventiladores para recuperadores de calor ajudam a forçar o ar a passar de forma mais rápida pelas caixas de ar, permitindo retirar mais fogo e impedindo a perda de tanta quantidade de calor pela chaminé.

Refira-se, a propósito, que a caixa de ar é o espaço que se situa entre o corpo do recuperador de calor e o cárter do equipamento.

 

ventiladores para recuperadores de calor Stuv

 

Os ventiladores para recuperadores de calor ajudam a aproveitar melhor o calor emanado por estes equipamentos

Quanto maior for um recuperador de calor, menor será a sua dependência do ventilador, se o objetivo for aquecer uma única divisão da casa. No entanto se for necessário mais calor, para aquecer a casa toda ou grande parte dela, os ventiladores para recuperadores de calor voltam a desempenhar um papel importante.

Por outro lado, quanto maior for um recuperador de calor, maior será a sua necessidade de alimentação de lenha.

Existem dois tipos de ventiladores para recuperadores de calor. Os exaustores são ventiladores que trabalham em depressão, ou seja, extraem ar da câmara de aquecimento do respectivo recuperador de calor.

Isto aplica-se quer a recuperadores de calor com cárter, quer a equipamentos sem cárter.

 

 

 

Existem dois tipos de recuperadores de calor: os exaustores e os insufladores

Por seu turno, os insufladores, como o próprio nome sugere, insuflam ar na câmara de aquecimento do recuperador de calor e só funcionam em recuperadores de calor com cárter. Neste tipo de equipamentos, os ventiladores para recuperadores de calor podem ser instalados no exterior da habitação. O ar é depois transportado para o interior através de uma conduta.

Por outro lado, a potência das turbinas deve divergir em linha com a potência dos recuperadores de calor. Isto significa que a recuperação de calor será tanto maior quanto maior for a área de ferro exposto ao fogo. Nestes casos, a potência da turbina vai variar na mesma proporção que a potência dos recuperadores de calor.

Isto permite concluir que os ventiladores para recuperadores de calor permitem aproveitar melhor o calor produzido, tornando maior o aproveitamento da energia e reduzindo o desperdício de calor. São, por isso, um investimento rumo ao aumento da eficiência energética dos recuperadores de calor. 

 

Se está à procura da solução ideal para si, fale com os especialistas!