Poucas coisas se comparam ao conforto de uma casa com um bom sistema de aquecimento. É por isso que deve conhecer as salamandras e lareiras Faber.
Tratam-se de equipamentos com dois tipos de instalação distintas, mas com uma característica em comum: a qualidade Faber que garante um maior conforto para o seu lar.
Hoje vamos explicar quais as principais diferenças entre estes dois tipos de equipamentos e o que deve saber para fazer uma boa escolha.
Salamandras e Lareiras Faber: o que as diferencia enquanto sistemas de aquecimento?
As salamandras e lareiras habituais costumam ter uma diferença bastante evidente: as salamandras Faber costumam ser sistemas independentes, em que toda a salamandra e tubagens ficam à vista. Já as lareiras, à exceção das que se utilizam no exterior, podem ser encastradas numa estrutura de suporte, em várias posições (ao estilo mural ou ao canto, por exemplo), com mais do que uma face envidraçada visível.
Contudo, na marca Faber, uma das maiores especialistas em aparelhos de aquecimento inovadores e tecnológicos, tanto as lareiras, quanto as salamandras, possuem sistemas fechados. Desta forma, a eficiência das salamandras e lareiras Faber é sempre muito alta, com um elevado poder calorífico, já que as fugas de calor são reduzidas, o que contribui também para um rendimento de combustível muito satisfatório.
Apesar desta semelhança no rendimento e poder de aquecimento, as salamandras e as lareiras Faber distinguem-se pelo tipo de combustível que utilizam. As salamandras são sempre a gás, enquanto que as lareiras podem ser a gás ou elétricas.
Além disso, as salamandras tendem a ser mais compactas, enquanto que as lareiras podem ter variados tamanhos, atingindo por vezes dimensões alargadas.
Como escolher entre uma salamandra e uma lareira Faber?
Dado que apresentam alguns pontos distintivos, as salamandras e lareiras da Faber são ideais para diferentes situações.
Vamos descobrir o que tem de fazer para optar pelo sistema mais adequado.
-
Reflita sobre o estilo pretendido
O facto de as salamandras serem independentes e as lareiras embutidas faz com que sejam indicadas para estilos de design distintos.
Opte por uma lareira, a gás ou elétrica, se pretende ter um ponto de destaque e um apontamento luxuoso na divisão. As lareiras dão-lhe ainda a oportunidade de se aventurar nas opções de decoração de paredes e revestimentos, escolhendo mais um ponto decorativo.
Por outro lado, se o estilo que pretende é mais rústico, escolha uma salamandra, como a Faber Odense, por exemplo. Por serem mais compactas, estas opções tendem a ser mais discretas.
-
Pondere a sua necessidade de aquecimento
Considere a sua necessidade de aquecimento associada ao orçamento disponível. A salamandra apresenta uma eficiência energética e calorífica ligeiramente inferior à da lareira, mas com menos custos associados à construção e outras estruturas envolventes.
Já a lareira beneficia de duas formas de aquecimento: uma por zona frontal da queima e outra por convecção natural, onde o ar quente criado no interior da estrutura é expelido para o ambiente.
-
Planeie o local de instalação
Tanto as lareiras como as salamandras Faber a gás precisam de um ponto de exaustão para saída de gases. Este ponto pode estar posicionado na cobertura da casa, com condutas verticais, ou na fachada, com condutas horizontais, o que acaba por alargar as possibilidades quanto ao local de instalação.
Assim, caso tenha estas condições, um destes aparelhos pode ser opção.
Se o local que idealizar dispensar estes pontos de exaustão, uma lareira Elétrica é a sua melhor escolha, sendo que apenas precisa de uma tomada, dando-lhe maior liberdade na seleção do espaço.
Por outro lado, como são independentes, as salamandras podem também ser colocadas em quase qualquer local.
Por último, se o objetivo é instalar a fonte de aquecimento no jardim, a melhor escolha será as lareiras Faber de exterior, disponíveis a gás.
-
Pense na sua disponibilidade para obras
Se deseja despender pouco tempo, esforços e recursos económicos em obras, opte pelas salamandras, já que são independentes. Já as lareiras Faber, como a Faber Opti-flamme 7451 Prism, precisam de ser encastradas.
-
Calcule o quanto quer investir
Por exigirem um maior trabalho de instalação, de modo geral, as lareiras embutidas requerem um maior investimento.
Para quem quer poupar ao máximo, as salamandras a gás são boas escolhas, uma vez que permitem um rendimento elevado do combustível, além de dispensarem grandes obras.
Encontre na Pedra e Decoração o apoio que precisa para escolher o equipamento Faber perfeito para si
Para as suas necessidades e preferências, existe um produto Faber ideal. De forma a ajudar neste processo, pode cruzar as informações deste artigo com o apoio individualizado da equipa da Pedra e Decoração. Os profissionais atentos poderão esclarecer todas as dúvidas sobre os diferentes modelos e especificidades de cada um.
Fale connosco para saber mais sobre as soluções de salamandras e lareiras Faber. Temos diversos modelos disponíveis, sendo possível escolher entre uma vasta gama de opções até encontrar o sistema que irá garantir momentos com um conforto inimaginável!
Artigos Relacionados
Como escolher uma Salamandra para a sua casa e onde comprar o melhor modelo?
As Salamandras estão entre as opções de aquecimento mais populares do mercado. São soluções competentes e seguras, mas antes de avançar para a compra, é aconselhável que saiba como escolher a...
Salas com Salamandra: Veja as nossas ideias de decoração e inspire-se para transformar a sua casa
Ao mesmo tempo que são excelentes opções de aquecimento, as salamandras são autênticas peças de decoração. Se pensa substituir o seu equipamento antigo ou caso pretenda adquirir um pela primeira...
Guia completo para saber qual o tipo de salamandra mais indicado para si
Práticas, seguras e eficientes – assim são as salamandras. Se pondera ter uma em casa para usufruir do conforto único que proporcionam, a nossa sugestão é que, primeiro, conheça os diferentes tipos...