Ao utilizar o website da Pedra e Decoração está a concordar com a utilização de Cookies.

Salamandras a lenha, quer saber quais as vantagens?

Por suporte 23/03/2017 0 Comentários

salamandra-STUV-30-CIN-DECOSUD-BAERT-2Cada vez mais o conforto do lar passa por um controlo das temperaturas ambientes.

As salamandras a lenha fazem magia pela sua casa.

No Inverno, é inegável o efeito que uma salamandra a lenha acesa pode ter no grau de conforto que sentimos enquanto a neve cai lá fora.Na Pedra e Decoração é possível encontrar vários modelos de salamandras a lenha, e não só.

Como veremos de seguida.

Quais são as vantagens das salamandras a lenha?

A lenha é conhecida como a fonte energética renovável mais antiga utilizada pelo Homem.

Trata-se de uma matéria-prima com muito potencial, visto permitir atingir elevadas temperaturas a partir de equipamentos simples e económicos como as salamandras, lareiras ou recuperadores de calor.

As salamandras a lenha são, de certa forma, as representantes actuais da tradição, tendo incorporada a representação do convívio e aconchego de um lar quente e confortável que alicia ao convívio em família, proporcionando um aquecimento ambiente a baixo custo.

Adeque a sua escolha ao seu estilo pessoal de decoração e preferências, dada a variedade de materiais de construção dos equipamentos e estilos de design disponíveis.

Deixamos alguns exemplos de salamandras a lenha para alimentar a sua curiosidade:

- O modelo Stofocus, feito de aço, tem uma alta garantia de durabilidade, assim como um design moderno e capaz de surpreender pela relação entre a funcionalidade e o poder de atrair as atenções enquanto peça principal de qualquer sala.

- A gama Kristal apresenta-se como uma opção mais clássica e requintada, através da conjugação entre a rigidez do aço e o encanto do vidro, permitindo um contacto mais profundo com o processo interno de combustão, com toda a segurança.

- A Gyrofocus garante a aquisição de uma salamandra de aspecto e características completamente inovadoras e supreendentes, com uma capacidade giratória de 360º e uma estrututa suspensa.

Já foi considerada um dos dez 'designs mais inspiradores' pela Semana do Design de Helsínquia em 2010.

As salamandras a lenha são uma boa alternativa às salamandras a pellets?

Uma outra opção a considerar são as salamandras a pellets.

Os pellets são uma forma de biocombustível feito a partir de matérias primas tais como a serradura e outros resíduos de madeira.

As salamandras a pellets são consideradas uma boa alternativa às salamandras de madeira, visto que os pellets são considerados um tipo decombustível limpo e pouco poluente, libertando emissão de compostos químicos reduzidos aquando da sua combustão.

Possuem também um alto poder calorífico, e uma combustão eficiente, graças a uma chama estável e mais duradoura que a de outros combustíveis.

Trata-se também de uma energia renovável, disponível ao longo de todo o ano, passível de reciclagem pois nunca será necessário o abate de árvores para a sua produção.

Apenas se utilizam restos de madeiras que não são aproveitados.

Comparativamente com as salamandras de lenha, os pellets apresentam um custo acrescido de aquisição, mas também são fonte de uma maior autonomia.

Ambas as soluções funcionam com sub-produtos da natureza, pelo que do ponto de vista ambiental possuem mais-valias muito semelhantes.

Para os mais saudosistas, a lenha tem uma conotação mais tradicional em termos do aspecto visual da madeira a queimar enquanto a combustão acontece.

A bem da prevenção, deve sempre garantir que as condições de segurança estão reunidas, quer na instalação quer na utilização das salamandra sa lenha.

A formação de monóxido de carbono (CO), libertado pela combustão incompleta de substâncias como o gás, a madeira ou o carvão, pode ser fatal.

Se as regras de segurança das salamandras a lenha forem cumpridas na sua totalidade, o CO não se forma e o seu equipamento permitir-lhe-á desfrutar de um ambiente acolhedor e confortável sem qualquer risco.

E então? Já escolheu a sua salamandra a lenha? Instale-a a tempo de desfrutar deste Inverno no maior conforto!