Ao utilizar o website da Pedra e Decoração está a concordar com a utilização de Cookies.

Conheça os recuperadores de calor e os seus benefícios

Por suporte 23/03/2017 0 Comentários

Quando comprei o meu apartamento novo não estava preocupado em escolher um local específico para colocar uma lareira. Só no momento em que as chaves da minha casa estavam nas minhas mãos é que comecei a investigar sobre recuperadores de calor. Os inúmeros benefícios levaram-me a querer ter um no meu apartamento, situado no terceiro andar.

Anda sempre com peso, a carregar lenha, para colocar na sua lareira? Não quer estar a limpar todos os dias a divisão da casa onde tem a sua lareira? Escolha um dos modelos de recuperadores de calor que tem à sua disposição no mercado.

Não precisa mais de pensar no quanto tem de carregar lenha até sua casa ou em limpá-la. Esses problemas terminaram!

Quer saber porquê?

 

Quais as diferenças entre as lareiras e os recuperadores de calor?

Ao escolher o meu apartamento não queria ter o lugar para a chaminé como um dos fatores que contribuíam para a sua compra. Para além de não querer andar com lenha pelo eleva

dor do prédio, para ter ao lado da lareira e na arrecadação, não queria estar preocupado com a sujidade da cinza na minha sala e nem com a quantidade de lenha 

exagerada que gastava com uma lareira.

Assim acabei por instalar um modelo dos recuperadores de calor que tinha à escolha no catálogo que consultei.

Os recuperadores de calor podem ser instalados numa parte da casa e, caso seja desejado, ser instalado numa outra parte da casa e, ao contrários da lareiras, não funcionam unicamente com lenha.

Dentro dos vários tipos de recuperadores de calor pode escolher entre lareiras a lenha, lareiras a pellets, lareiras elétricas, lareiras a bioetanol e lareiras a gás.

A sua escolha depende agora do quanto quer e pode gastar com o aquecimento da sua casa. As condições da minha casa e o meu orçamento fizeram-me escolher uma lareira a pellets.

 

 

Quais as vantagens dos recuperadores de calor para a minha casa?

Para a construção de lareiras a pellets não é necessário o abatimento obrigatório de árvores. O recuperador de calor é feito a partir de madeira proveniente da limpeza de florestas. Deste modo, uma parte dos recuperadores de calor são ecológicos e não destroem o meio ambiente. Os pellets, material utilizado neste tipo de recuperadores de calor, é o mais barato depois da energia eólica e solar. É uma vantagem para a sua carteira e para a sua casa, que fica livre dos cheiros e dos fumos que uma lareira convencional pode libertar. Com este material, as lareiras a pellets produzem calor durante mais tempo.

Todas os outros recuperadores de calor contêm as mesmas vantagens mas tem de pensar se consegue adquirir facilmente os materiais para aquecer uma casa. Não lhe será mais útil escolher um modelo das lareiras a gás se tiver um posto a poucos metros de si do que uma lareira a pellets se só existir um posto de venda do material a quilómetros de distância?

Se optar por uma das lareiras a bioetanol, tem de ter cuidado com a quantidade de combustível que pode colocar por hora no seu recuperador de calor de forma a não prejudicá-lo.

 

Caso escolha lareiras a gás ou lareiras elétricas só tem de ter cuidado com a fatura e com os gastos em sua casa, tal como tenho com a minha lareira a pellets.

Os recuperadores de calor poupam-lhe trabalho e contribuem para o meio ambiente!

 

Ficou com dúvidas sobre recuperadores de calor?