Ao utilizar o website da Pedra e Decoração está a concordar com a utilização de Cookies.

Veja como Funcionam os Recuperadores de Calor a Pellets

Por suporte 23/03/2017 0 Comentários

A diversidade de escolhas relacionadas com os recuperadores de calor permite facultar uma série de opções aos proprietários de habitações, quer se trate de casas tradicionais, quer de apartamentos. Contudo, uma opção em particular, nomeadamente os recuperadores de calor a pellets tem gerado alguma curiosidade e procura.

Muitas pessoas sentem algumas dificuldades em distinguir os recuperadores de calor que recorrem aos pellets de outros tipos de recuperadores. Para além disso, as diferenças entre os recuperadores de calor e as salamandras é outro tema que dá azo a pequenas confusões.

Estas são dúvidas que podem ser facilmente dissipadas.

Se não está devidamente familiarizado com os recuperadores de calor a pellets, trata-se de recuperadores de calor cujo método de funcionamento é análogo a outros, produzindo efeitos bastante similares em termos de aquecimento, mas que se distinguem essencialmente pelo tipo de combustível utilizado, neste caso os pellets.

Trata-se de um biocombustível, resultante de resíduos de madeira que, devido às suas características, permite fornecer um nível de eficiência bastante elevado no processo de queima.

 

 

Recuperadores de calor a pellets encastráveis versus salamandras a pellets

Quando o recuperador de calor é introduzido na sua habitação desde a sua edificação, ele pode ser, naturalmente, colocado no local indicado para o efeito, segundo a planta ou orientações do arquiteto, todavia, quando isso não é possível, como aliás sucede de forma recorrente em muitas residências que não foram edificadas a pensar nesse tipo de equipamentos, os recuperadores de calor podem ser adaptados nos locais mais apropriados, nomeadamente, nas lareiras, embora haja sempre a possibilidade de se construir uma lareira falsa.

Deste modo, em circunstâncias normais, os proprietários tem duas opções ao seu dispor, isto é, os recuperadores de calor a pellets encastráveis, que podem ser colocados em estruturas existentes ou, pelo contrário, as salamandras, que são uma ótima solução de aquecimento e que, além disso, proporcionam ainda um elemento decorativo a uma determinada divisão, o que é apelativo a muitas pessoas.

Mesmo que tenha espaço na sua habitação disponível para um recuperador de calor encastrável, não significa que tenha de optar pelo mesmo, pois a salamandra consegue atingir o mesmo nível de calor gerado por um recuperador com essas características, pelo que a escolha do melhor equipamento com recurso a pellets depende dos seus intuitos e gosto pessoal, bem como do espaço disponível na sua casa.

 

 

 

Os recuperadores de calor que funcionam com pellets têm vantagens?

Independentemente de se tratar de um recuperador de calor encastrável ou, em alternativa, de uma salamandra a pellets, é mesmo assim possível encontrar várias vantagens associadas ao uso desse tipo de equipamentos.

Os pellets, entre outros benefícios, permitem 'reciclar' madeiras, uma vez que são obtidos através dos restos de serrações, bem como de madeiras desperdiçadas na floresta.

Além de baratos, são uma forma de combustível sólida limpa e pouco poluente, cujos baixos níveis de humidade permitem uma ignição célere.

Os recuperadores de calor a pellets podem ainda ser instalados em qualquer lugar, dependendo do modelo escolhido por si e, face à inexistência de fumos e odores desagradáveis no interior da sua casa, bem como face à dispensa de uma chaminé convencional, esta é uma solução ideal para aquecer a sua casa e, concomitantemente, otimizar um determinado espaço com um equipamento útil e com um aspeto distinto.

 

 

 

Perante as vantagens veiculadas acima, se procura recuperadores de calor a pellets, de forma a usufruir de uma forma de aquecimento moderna, acessível e eficaz, verifique a nossa ampla gama de produtos, onde decerto poderá encontrar o modelo, bem como a solução que procura para a sua casa.

 

 

kelfire_lenha