Ao utilizar o website da Pedra e Decoração está a concordar com a utilização de Cookies.

Recuperador de Calor a Pellets: Eficácia e Poupança

Por suporte 23/03/2017 0 Comentários

O site Architecture Art Designs publica frequentemente fotografias das salas mais bonitas de todo o mundo, inspirando a criatividade de decoradores de interiores e de pessoas que desejam fazer da sua sala um verdadeiro espaço de conforto.

Curiosamente, as salas que aquele espaço apresenta têm sempre um aspeto em comum: as lareiras ou os recuperadores de calor.

Na verdade, quase todos sentimos que estes equipamentos, para além de serem muito úteis nos meses mais frios do ano, conferem a qualquer espaço uma estética e um conforto inigualável.

Se está a pensar em tornar a sua sala ainda mais confortável, fique a conhecer as vantagens de um recuperador de calor a pellets.

Quais são as vantagens de um recuperador de calor a pellets?

Recuperador de calor a pelletsrecuperador de calor a pellets apresenta vantagens verdadeiramente únicas.

Antes de mais, ele não necessita de uma chaminé tradicional, podendo ser montado em qualquer local.

Para além disso, são um aquecimento bastante económico, calculando-se que, num ano, uma casa envolva o consumo médio de apenas 20 sacos de pellets.

De referir ainda que, ao contrário do que acontece com a lenha tradicional, os pellets não criam humidades nem resina, oferecendo uma combustão quase total.

Ou seja, um recuperador de calor a pellets oferece máxima rentabilidade e elevada poupança.

Ao contrário do que acontecia com os tradicionais sistemas de aquecimento, o recuperador de calor a pellets pode já ser encontrado em modelos extremamente discretos e apelativos, enquadrando-se em qualquer tipo de estilo e de decoração residenciais.

É possível encontrar este equipamento em versões espelhadas ou opacas, com portas retas ou redondas, bem como em modelos de embutir ou exteriores.

No fundo, a criatividade é o limite.

O recuperador de calor a pellets oferece um aquecimento totalmente livre de cheiros e fumos, sendo ainda de muito fácil utilização: basta premir um botão para que o equipamento dê início ao seu funcionamento, ficando em chama em menos de cinco minutos. 

E, para todas as pessoas que revelam preocupações ambientais, a boa notícia é que um recuperador de calor a pellets é altamente ecológico.

No fabrico de pellets só se utiliza restos de madeira, não implicando nunca o abate direto de qualquer árvore.

Que cuidados implica um recuperador de calor a pellets?

Apesar de ser um equipamento de muito fácil utilização, o recuperador de calor a pellets obriga a alguns cuidados:

  • antes da instalação, é necessário confirmar que as condutas se encontram desobstruídas e, caso não sejam utilizadas há algum tempo, deverá solicitar-se a um especialista que as examine;
  • é preciso garantir também que as dimensões do espaço onde irá ser feita a instalação do recuperadores de calor distam 15 cm entre as paredes laterais do equipamento e as paredes do espaço, e 5 cm entre a parede do fundo do recuperador e a parede da área;
  • a instalação do recuperador de calor deve ser realizada por um profissional especializado nesta área, por forma a facilitar a sua futura manutenção
  • nas duas primeiras vezes que se acende o recuperador, é normal que, por ser novo, ele liberte um cheiro e uma névoa intensos, não devendo ser tomada nenhuma medida para o evitar;
  • ao colocar os pellets no recuperador, eles devem ficar amontoados de forma a que não rebolem para o vidro.

Para além disto, recomenda-se que, nas primeiras utilizações, não se adquira logo uma grande quantidade de pellets.

O ideal é que eles sejam primeiro testados, sendo os mais indicados aqueles que deixem menos resíduos ou cinzas.

Isto porque a qualidade dos pellets se avalia pela quantidade de calor que emitem, mas também pela quantidade de resíduos que deixam no queimador ou cinzeiro do recuperador de calor.

De resto, um recuperador de calor a pellets não implica cuidados de maior, tendo uma utilização muito prática e simples, a par com a eficácia do aquecimento que este equipamento oferece.

Para garantir que a sua sala fica perfeitamente aquecida e confortável, contacte um especialista que lhe recomende o melhor recuperador de calor a pellets.