Artigo atualizado a 30 de setembro de 2022 A procura por bons sistemas de aquecimento é uma missão levada muito a sério por quem deseja tornar a sua casa mais confortável. Hoje em dia, questões como a eficiência, a rentabilidade e a poupança são mais importantes que nunca. Nesse sentido, comprar um Recuperador de Calor a Pellets pode ser uma boa opção. Mas, antes de tomar qualquer decisão, é preciso entender como e por que é que estes aparelhos em específico são tão eficientes e económicos. Além disso, há também muitas outras vantagens para conhecer, que também podem ser importantes na hora da escolha. Vamos explicar tudo sobre o assunto neste artigo, para que tome decisões informadas e seguras.

A eficiência de aquecimento de um Recuperador de Calor a Pellets
Os sistemas a pellets são conhecidos pela sua eficácia a produzirem e a dispersarem calor e a aquecerem o ambiente. Na verdade, a sua eficiência atinge quase os 100%!
A principal razão prende-se com o facto de serem sistemas fechados, com poucas perdas de calor. Deste modo, todo o calor gerado é aproveitado para aquecer a habitação. Além do mais, conseguem formar a chama em menos de cinco minutos, o que significa que são muito rápidos a produzirem e a transmitirem calor para o ambiente.
Existem outras razões para esta eficiência dos Recuperadores a Pellets, como:
- Existência de várias saídas de ar, o que potencia a dispersão do calor;
- Capacidade de aquecimento contínuo e prolongado, graças aos elevados níveis de autonomia;
- Possibilidade de regulação/controlo de temperatura, permitindo adaptar a produção de calor ao espaço e necessidades em questão.
A rentabilidade de um Recuperador de Calor a Pellets
Estes Recuperadores são considerados aparelhos económicos graças ao combustível que usam.
Dada a sua forma de produção, os pellets têm níveis baixos de humidade e resina. Como resultado, oferecem uma combustão quase total, rentabilizando-se ao máximo. Assim sendo, o consumo de um Recuperador a Pellets é mais reduzido, em comparação com um aparelho a lenha. Desta forma, gasta menos combustível, poupando na sua aquisição.
O facto de se tratar de um sistema fechado, sem rotas de fuga para o calor, também contribui para esta diminuição do consumo do combustível e, como consequência, para a rentabilidade do equipamento.
Outras vantagens relevantes de um Recuperador de Calor a Pellets
Além do facto de ser muito eficiente no aquecimento e muito rentável, existem outras vantagens de instalar um Recuperador de Calor a Pellets em casa. Vamos conhecer as principais.
Adapta-se a qualquer espaço
Graças ao seu design discreto e minimalista, um Recuperador a Pellets enquadra-se em qualquer tipo de estilo e decoração residencial. Mais: como dispensa o uso de chaminé para exaustão de fumos e gases, pode ser instalado quase em qualquer lugar, desde que conectado a condutas de ligação ao exterior.
É muito prático
Os Recuperadores a Pellets são muito tecnológicos e automáticos. Basta carregar num botão para acionar o seu funcionamento.
Proporciona um ambiente limpo
Ao contrário da lenha, os pellets têm um processo de queima mais limpo. Então, dispensam a libertação de odores e a formação de fumo e gases tóxicos.
Torna os espaços mais bonitos e elegantes
Os Recuperadores a Pellets têm um alto valor estético, graças às linhas inovadoras, elegantes e modernas. É por esta razão que instalar um Recuperador de Calor a Pellets para tornar as divisões mais bonitas é uma das soluções mais partilhadas para inspirar amantes de Design de Interiores. Esta estética inigualável é ainda potenciada pelo facto de existirem diversos modelos diferentes:
- Em versões espelhadas ou opacas;
- Com portas retas ou redondas;
- Para embutir ou para instalar de forma independente;
- Para o interior ou exterior;
- Mais compactos ou maiores.
É ecológico
Os pellets resultam de resíduos de madeira, dispensando o abate de árvores, ao contrário da lenha. É por isso que um Recuperador a Pellets é amigo do ambiente.
É fácil de limpar
Ao contrário do que acontece com a lenha, da queima dos pellets resultam poucos resíduos ou cinzas. Logo, a sua manutenção e limpeza é mais fácil e rápida de cumprir.
Saiba como potenciar a eficácia e rentabilidade de um Recuperador de Calor a Pellets
Já vimos que um Recuperador a Pellets pode ser muito eficaz no aquecimento, além de muito rentável e económico. Mas, para isso, é preciso que funcione em condições. Existem algumas medidas que podem contribuir para um bom funcionamento e, como consequência, para potenciar as suas capacidades.

perceber se estão reunidas todas as condições de segurança para um funcionamento adequado, como:
- Condutas de ligação ao exterior desobstruídas;
- Distâncias de segurança apropriadas em relação às paredes e objetos circundantes;
- Instalação bem feita, segundo as normas.
É ainda importante escolher pellets de qualidade e testá-los. Se emitirem uma boa quantidade de calor e deixarem pouca quantidade de resíduos no queimador ou cinzeiro são adequados. Os últimos passos para potenciar a capacidade do Recuperador estão relacionados com a hora do acendimento: amontoe os pellets na estrutura e deixe que o aparelho liberte os cheiros e névoa intensos, típicos das primeiras utilizações.
Compre o melhor Recuperador de Calor a Pellets com a ajuda dos profissionais da Pedra e Decoração
Agora que já sabe como um Recuperador a Pellets pode ser eficiente a aquecer a sua casa e permitir-lhe economizar custos, é hora de escolher o melhor equipamento, se for essa a decisão. Como existem diversas opções, saber ao certo quais são as mais indicadas para o que precisa é uma grande ajuda. Na Pedra e Decoração ajudamos a escolher o melhor aparelho, graças ao nosso forte conhecimento do mercado e das características de cada modelo. Depois da escolha, também disponibilizamos uma Consultoria Técnica para saber como instalar um Recuperador de Calor a Pellets da forma certa, para que aproveite as suas capacidades. Conte com a nossa ajuda para usufruir ao máximo das potencialidades de um aparelho a Pellets.