Por defeito, este site usa cookies. Estes cookies destinam-se a otimizar a sua experiência de navegação neste site. Saiba mais

O Uso do Recuperador de Calor para Aquecimento Central

Por suporte 23/03/2017 0 Comentários

Instituto Português do Mar e da Atmosfera revelou que o último inverno foi, em Portugal, mais quente do que o habitual, tendo, no entanto, registado índices de precipitação muito superiores ao normal.

Estando a aproximar-se um novo inverno, a maioria dos portugueses começa já a despedir-se das indumentárias de verão para preparar aqueles que são os meses mais frios do ano.

As roupas começam a ser trocadas e a casa tem igualmente de ser preparada para garantir o máximo conforto.

Assim, são cada vez mais as pessoas que procuram um equipamento que, rentabilizando outro já existente no lar, parece garantir o maior conforto residencial: recuperador de calor para aquecimento central.

Como funciona um recuperador de calor para aquecimento central?

recuperador de calor para aquecimento centralOs recuperadores de calor são normalmente utilizados no inverno e de noite, devendo complementar outros equipamentos já existentes em casa, como é o caso dos painéis solares e do aquecimento central.

Neste último caso, o recuperador de calor para aquecimento central, ao ser ligado, acciona um termostato que desliga de forma automática a caldeira de gasóleo, trazendo assim uma poupança elevada de combustível durante os períodos de maior consumo. 

Não utilizando dióxido de carbono, o recuperador de calor para aquecimento central permite, assim, uma mais elevada poupança de energia, oferecendo um ar saudável ao lar e provocando menos danos no ambiente. 

Para além disso, é possível encontrar um recuperador de calor para aquecimento central com um design bastante apelativo, dando resposta às mais elevadas exigências estéticas dos consumidores.

Este equipamento pode inclusivamente ser encontrado em versões distintas quanto as de dupla face, que permitem inclusivamente fazer a distinção de espaços (por exemplo, entre a sala de estar e a sala de jantar).

Como mais se pode manter um espaço aquecido, sem desrespeitar o ambiente?

Para além do recuperador de calor para aquecimento central, existem muitas outras formas que, sendo totalmente ambientais e ecológicas, ajudam a manter a casa mais quente durante o Inverno.

Basta para isso garantir os seguintes cuidados:

  • deixar as janelas abertas durante o período de maior calor, para que o ar quente se acumule dentro de casa
  • depois disso, manter as portas e as janelas fechadas, de forma a que não entre ar frio
  • colocar fita isoladora nas frinchas das portas e das janelas, impedindo a perda de calor
  • deixar fechadas as portas de todas as divisões que não estão a ser utilizadas para que o calor acumulado não se disperse
  • colocar uma película refletora entre um radiador e a parede, para que o calor se espalhe por toda a divisão
  • pintar as paredes com tons mais quentes e escuros, que promovem a acumulação de calor
  • do mesmo modo, a utilização de lâmpadas amareladas garante uma maior condensação da temperatura mais quente
  • usar tecidos sobre os sofás, como mantas e almofadas, ajuda a tornar o ambiente mais quente
  • colocar tapetes e carpetes é uma solução de isolamento para todas as áreas da casa
  • fechar as cortinas durante a noite ou quando a luz do sol não estiver a atingir os vidros das janelas
  • utilizar um desumificador sempre que possível, para reduzir os níveis de humidade que tornam a casa mais fria

Para além disto, sabe-se que casas com mais móveis se tornam mais quentes do que aquelas que têm poucas peças de mobiliário.

Na verdade, quanto mais preenchido se encontrar um espaço, mais o calor fica acumulado, tornando a área mais quente e confortável.

Todos este pequenos truques, associados a um recuperador de calor para aquecimento central, permitem manter a casa quente, mesmo durante os meses mais frios do ano.

Tudo isto, com o máximo rendimento e aproveitamento do calor e a maior poupança, na medida em que um recuperador de calor para aquecimento central permite poupar mais do que outros equipamentos de aquecimento.

Para saber como manter a sua casa quente no próximo inverno, consulte um especialista que lhe possa recomendar o melhor recuperador de calor para aquecimento central.