Ao utilizar o website da Pedra e Decoração está a concordar com a utilização de Cookies.

O seu desejo de Inverno é uma salamandra?

Por suporte 23/03/2017 0 Comentários

A salamandra é a última tendência das estruturas de aquecimento.

Além de aproveitarem muito melhor o calor libertado pela combustão, em comparação às lareiras mais tradicionais, também acompanham a evolução do design de decoração de interiores, sendo estando o mercado das salamandras para aquecimento apto a responder a todos os tipos de casa e gostos pessoais.

Bonitas, práticas e eficientes, estes equipamentos são bastante procurados por quem pretende uma alternativa mais moderna às lareiras - principalmente as salamandras a lenha, a opção mais semelhante.

No entanto há sempre que ter em conta alguns cuidados extra a ter com uma salamandra, de modo a garantir a segurança de toda a família!

Se está à procura de um sistema de aquecimento moderno, talvez esta seja a alternativa certa para si.

Como funciona uma salamandra?

salamandraPor norma, o melhor tipo de salamandras é criado à base de ferro fundido, apesar de também ser comum usar-se chapa de aço.

O seu objectivo é ser uma opção prática de controlar o fogo e a temperatura da casa, a partir dum sistema automatizado de alimentação.

Ou seja, por um lado é mais fácil alcançar-se temperaturas confortáveis, devido a 90% do potencial da energia libertada ser aproveitado; por outro, quando é atingida uma determinada temperatura.

o reservatório de combustível (lenha, carvão, pellets, gás) passa a alimentar a combustão no braseiro apenas quando necessário para a manter estável.

Uma das grandes vantagens de se optar por uma salamandra é não ter de ser construída uma chaminé, o que é decerto um bónus para quem vive num apartamento ou pretende colocá-la noutro local que não a sala de estar.

No entanto, todos estes equipamentos necessitam de uma conduta de ar, conduta essa que pode atravessar mais do que uma divisão da casa e, assim, difundir o calor por uma área mais extensa.

E, para os adeptos dos fornos tradicionais, as salamandras de chapa de aço são igualmente utilizadas com essa finalidade, extremamente interessante para gradáveis serões em família!

Como proceder à instalação duma salamandra?

Instalar uma salamandra obriga a ter alguns cuidados, não só durante a instalação, mas também em termos de manutenção, ao longo de toda a sua 'vida' útil.

Portanto, seja em que momento for, deve considerar pedir assistência técnica profissional, nomeadamente na loja em que a adquirir.

O primeiro cuidado a ter é comprar este tipo de estruturas (lareiras, recuperadores, barbecues, salamandras...) apenas em casas autorizadas e com garantia de qualidade, por vezes até em parceria com as marcas.

Por consequência, a montagem profissional deve estar assegurada para que o primeiro acendimento seja supervisionado cumprindo as regras de segurança necessárias.

Em segundo lugar, sempre que seja possível, adquira uma salamandra com garantia, para que possa ser reembolsado ou atendido em caso de avaria ou acidente.

Agora que já sabe (quase!) tudo sobre salamandras, ainda tem desculpas para não ter um Inverno quente?