Ao utilizar o website da Pedra e Decoração está a concordar com a utilização de Cookies.

O que é fundamental num barbecue saudável?

Por suporte 23/03/2017 0 Comentários

Sabia que é altamente proibido temperar a carne com sal num barbecue?

Os mais cépticos até podem não acreditar, mas a verdade é que é possível reunir numa mesma frase as palavras «barbecue» e «refeições saudáveis».

Basta seguir os conselhos certos.

Uma grelhada mista é um bom exemplo de um prato que não só é extremamente saboroso, mas que também traz óptimos benefícios para a nossa saúde.

Mas como deve ser preparada esta grelhada mista? Como é óbvio, é necessário marinar todas as carnes, isto é, deixar estes alimentos temperados durante várias horas, antes de se iniciar o barbecue.

Esta medida confere mais sabor à carne e, dessa maneira, os mais gulosos (que querem ter uma vida saudável) desistem dos molhos super, hiper, mega calóricos.

Se, por um lado, é altamente proibido recorrer ao sal, o que vai tornar a carne mais rija, por outro, o alho, a cerveja e o vinho branco são as melhores alternativas.

Barbecue

De resto, às tradicionais carnes – preferencialmente, as carnes brancas, como o frango - o melhor é juntar uma salada que consiga agradar a todos os gostos.

Este acompanhamento deve incluir beringelas fatiadas e fininhas (que são muito ricas em zinco, o que acaba por favorecer o sistema imunitário), alfaces, cogumelos (ingredientes repletos de proteínas), gengibres (cujo consumo diário consegue reduzir as dores musculares), batatas-doces (uma boa alternativa à batata comum, uma vez que contam com um índice glicémico mais reduzido e níveis de potássio elevados, chegando até a serem superiores às bananas), entre outros produtos, como courgettes, cebolas, pimentos e espargos.

A salada pode ainda integrar ananás ou abacaxi cortados em fatias grelhadas, que possibilitam a digestão da proteína, devido à bromelina.

Fruta e sumo de laranja: bons aliados para quem gosta de um barbecue saudável

Aliás, um barbecue até pode ser o «melhor amigo» dos vegetarianos: afinal de contas, é possível confeccionar até espetadas só com vegetais.

É igualmente aconselhável a mistura entre esses ingredientes e uns quadradinhos de carne, visto que, dessa forma, os vegetais ganham o sabor da carne.

Atenção: nunca se deve – em hipótese alguma – comer as riscas pretas que se formam no exterior dos pedaços de carne.

É que as substâncias que se formam nesses locais muito provavelmente são cancerígenas.

Caso seja mesmo inevitável ingerir as riscas pretas, consuma, ao mesmo tempo, uma boa quantidade de salada, cujos antioxidantes combatem essas substâncias.

Um final de barbecue perfeito tem de incluir sobremesas.

Saudáveis, de preferência.

Por esse motivo, as opções gordurosas devem ser substituídas por umas saborosas e refrescantes frutas.

É verdade! Faltam as bebidas! Não há problema: é só revezar o consumo de cerveja com outras bebidas mais saudáveis, como um sumo de laranja.

Trata-se de uma forma de reidratar o corpo e auxiliar a absorção do ferro existente nas carnes, para além de tantas outras vantagens.

Prepare barbecues saudáveis, através dos equipamentos disponibilizados pela empresa Pedra e Decoração