Barbecue sem carne: há quem prove espetos de beringela ou de camarão com morango… e goste!
Está a aproximar-se mais um fim-de-semana de calor e ainda não sabe o que fazer para reunir família e amigos? Por que não apostar num barbecue? Fique descansado: caso esteja em pleno processo de emagrecimento, saiba que pode sempre optar por um barbecue saudável.
Acredite que é mesmo possível preparar um churrasco que seja menos calórico.
Antes de mais, deve-se seleccionar um grupo de alimentos que se distinga, ao mesmo tempo, por ser variado e por ser nutritivo.
Que tal combinar, num espeto, carnes magras (que têm menor índice de calorias), frutos e legumes (nos últimos dois casos, quanto mais coloridos e crocantes, melhor)?
Sabia que há até quem confeccione barbecue sem carne? A variedade é ímpar: existe, por exemplo, espetos de camarão com morangos e espetos de cenoura com alface e azeitona.
Pode soar estranho à primeira leitura, mas quem já provou afirma que este barbecue, para além de ser tão saudável, ainda é muito delicioso! Outro exemplo deste tipo de churrascos é o espeto de beringela, composto por três rodelas generosas, regadas com sal, azeite e molhinho de alho.
Como é óbvio, quem pura e simplesmente não consegue resistir a uma suculenta carne pode sempre combinar esse alimento com este tipo de espetos.
Os barbecues apenas com salada ou frutos podem ser o primeiro passo de uma agradável refeição ao ar livre, seguidos dos espetos com carne.
O segredo está no equilíbrio.
Um barbecue saudável até pode ser especial na sobremesa, graças aos espetos com frutas, nos quais é possível combinar, por exemplo, abacaxi, morango, manga ou pêra.
O objectivo é aquecer estes frutos, havendo até a possibilidade de contrasta-los com um gelado.
Já agora, tempere estes espetos com um caldo, composto por sumo de laranja, mel, gengibre ralado e espremido e canela em pó.
É ou não é um final de refeição saboroso?
Que vantagens têm os barbecues a gás? 
No entanto, para serem bem sucedidos, os churrascos têm de ser preparados em equipamentos de qualidade e repletos de vantagens.
Vejamos o caso dos barbecues a gás.
Em primeiro lugar, os barbecues a gás são muito cómodos ao permitirem regular o nível da chama e até mesmo interromper ou reiniciar o churrasco.
Por outro lado, os barbecues a gás são uma opção muito económica: afinal de contas, o custo do gás é tendencialmente mais baixo do que o do carvão.
Finalmente, este tipo de equipamentos tem um óbvio papel na preservação do ambiente: ao diminuir a utilização de carvão, ocorre a redução de libertação de resíduos poluentes para a atmosfera e para o solo.
Fonte: Programa de televisão «Bem Estar», emitido pela TV Globo.
Descubra a variedade de barbecues a gás disponibilizada pela empresa Pedra e Decoração.
Artigos Relacionados
Salamandras e Lareiras Faber: saiba como escolher o modelo certo para si
Poucas coisas se comparam ao conforto de uma casa com um bom sistema de aquecimento. É por isso que deve conhecer as salamandras e lareiras Faber. Tratam-se de equipamentos com dois tipos de instalação...
Como escolher uma Salamandra para a sua casa e onde comprar o melhor modelo?
As Salamandras estão entre as opções de aquecimento mais populares do mercado. São soluções competentes e seguras, mas antes de avançar para a compra, é aconselhável que saiba como escolher a...
Salas com Salamandra: Veja as nossas ideias de decoração e inspire-se para transformar a sua casa
Ao mesmo tempo que são excelentes opções de aquecimento, as salamandras são autênticas peças de decoração. Se pensa substituir o seu equipamento antigo ou caso pretenda adquirir um pela primeira...