Práticas, seguras e eficientes – assim são as salamandras. Se pondera ter uma em casa para usufruir do conforto único que proporcionam, a nossa sugestão é que, primeiro, conheça os diferentes tipos de salamandras disponíveis no mercado. Desta forma, e com a ajuda do nosso guia, será mais fácil escolher o modelo que melhor se adapta às suas necessidades e preferências.
O mundo das salamandras é vasto e, graças aos seus benefícios, a sua popularidade é grande, o que faz aumentar a sua procura.
Para que conheça todas as opções e evite erros na hora de escolher, vamos mostrar-lhe os melhores modelos de salamandras existentes no mercado e tudo o que deve saber para tomar a sua decisão.
Por que razão as salamandras são ótimas opções de aquecimento?
Seja qual for o tipo de salamandra, estes equipamentos podem ser um excelente investimento porque:
- São eficientes no aquecimento, ao alcançarem potências elevadas que se mantêm constantes;
- Permitem um maior rendimento do calor, porque são sistemas fechados, havendo menos perdas;
- Garantem uma maior segurança, pois a zona de queima é protegida por um vidro;
- São versáteis e adaptáveis, dado que existem diferentes tipos de salamandras disponíveis;
- Possibilitam a economia de combustível, pois o rendimento é mais eficiente;
- Podem ser ecofriendly, permitindo opções de combustão que reduzem a emissão de gases;
- Proporcionam um ambiente livre de fumos, pois o equipamento é fechado.
Quais as principais características dos diferentes Tipos de Salamandras?
Neste momento, o mercado oferece diversos tipos de salamandras que se diferenciam pelos materiais utilizados, modo de combustão e outros aspectos que se revelam de grande importância na hora de escolher o equipamento.
Vamos agora abordar as características que deve ter em atenção para escolher o tipo de salamandra que melhor se adequa ao seu estilo de vida e às suas necessidades.
-
Modo de combustão
Este é o principal fator distintivo: de modo geral, as salamandras podem ser a lenha ou a gás.
Salamandras a lenha
Funcionam mediante a combustão da fonte de energia, a lenha, num processo tradicional, que oferece a verdadeira sensação do fogo, com os troncos a crepitar e a fumegar e as fagulhas a saltar.
Usando um recurso renovável, as salamandras a lenha são muito ecológicas. Além disso, a lenha é um elemento económico e o poder calorífico que oferece é elevado, contribuindo assim para um aquecimento eficiente e poderoso da sua casa a um baixo custo.
Contudo, lembre-se que precisa de espaço para arrumar a lenha e que terá de a repor de forma regular, sendo estas as suas maiores desvantagens.
Salamandras a gás
Apenas precisam de uma ligação a uma rede de fornecimento deste combustível ou de uma botija. Entre as suas vantagens, destacamos:
- Amigas do ambiente: emitem poucos gases;
- Higiénicas: dispensam a formação de cinzas;
- Funcionais: basta ligar o equipamento para obter de forma rápida o aquecimento que deseja – alguns tipos de salamandras podem até ser controladas por um comando!
Todavia, a sua utilização está dependente do abastecimento de gás e em caso de falha a salamandra fica inoperacional.
-
Material utilizado
A maioria das salamandras, em especial as de lenha, são de ferro fundido ou de aço, contendo ainda uma ou mais superfícies vitrocerâmicas.
Ambos são materiais resistentes, de elevada durabilidade, embora o aço possa ser mais suscetível a deformações com temperaturas extremas.
A nível de consistência do aquecimento, as de ferro fundido são mais eficazes, ainda que levem mais tempo a aquecer. Já as de aço aquecem em menos tempo, mas também arrefecem com maior rapidez.
-
Posição
Ao centro ou ao estilo mural – estas são as posições em que as salamandras podem ser instaladas.
No centro, como o nome indica, as salamandras são colocadas numa posição central na divisão, sem a necessidade de estarem apoiadas numa parede, servindo como ponto de destaque individual.
Já as de mural, de modo habitual, estão encostadas a uma estrutura como uma parede. Também podem ter um papel de destaque na divisão, embora menor que as de centro.
-
Modelo
As salamandras atuais são elegantes e apelativas, mas o efeito estético que proporcionam depende do modelo que escolher.
Por exemplo, os equipamentos que dispensam uma estrutura de suporte inferior, como as chamadas salamandras suspensas, oferecem um toque moderno ao espaço.
Também variam quanto ao número de superfícies em vidro que incorporam – alguns tipos de salamandras têm apenas uma face envidraçada (a frontal) e outros têm duas (a frontal e a traseira ou a lateral). Quanto maior o número de faces em vidro, melhor a visibilidade do processo de combustão.
Além do mais, uns modelos são mais tradicionais, com cores sóbrias, e outros mais contemporâneos, com linhas suaves e angulares, integrando-se em diferentes ambientes.
Como escolher o tipo de Salamandra mais adequado?
O processo de escolha do melhor tipo de salamandra deve ser criterioso para que possa retirar o máximo de proveito do equipamento, de acordo com os seus objetivos.
Para ajudar na tomada de decisão, existem algumas questões sobre as quais pode refletir e que se relacionam com a utilização que fará da salamandra. Veja quais são.
-
Qual é a finalidade da salamandra?
Uma salamandra pode ser utilizada com o objetivo de aquecer uma habitação, mas também como um elemento de decoração. Dependendo da finalidade da utilização, deve-se ter em atenção a capacidade de aquecimento. Vejamos:
Se o que pretende é aquecer a casa com sucesso e manter uma temperatura confortável mesmo nos dias mais frios, escolha uma salamandra com eficiência elevada. Tanto as opções a lenha como a gás são capazes de aquecer uma habitação, proporcionando um ambiente agradável, mesmo durante um Inverno mais rigoroso.
Mas, se o principal objetivo relacionar-se com a decoração de um espaço, pode optar por um tipo de salamandra com poder calorífico mais baixo. Mesmo com uma eficiência mais baixa, conseguirá criar um ambiente mais aconchegante e transmitir uma sensação acolhedora.
-
Qual a sua necessidade de aquecimento?
É outro ponto sobre o qual deve ponderar e que influencia o tipo de salamandra que irá escolher. Quer uma salamandra que aqueça o ambiente de forma muito rápida ou prefere um equipamento capaz de manter a temperatura ao longo do dia e da noite? Para chegar a uma conclusão mais rápida, analise os seus hábitos:
Passa o dia fora de casa, a trabalhar, e quando abre a porta, mal pode esperar para conseguir um ambiente quente e confortável em pouco tempo? Nesse caso, opte pelas salamandras a gás – só tem de as acionar, ao contrário das de lenha, que exigem abastecimento e espera pela formação de chamas suficientes. Também pode ser boa ideia escolher uma de aço. Porquê? É um tipo de salamandra bastante rápida no aquecimento!
Se, por outro lado, for uma pessoa que passa muito tempo em casa, o melhor é escolher uma salamandra de ferro fundido que mantém de forma mais constante a temperatura, sem grandes oscilações, mesmo durante várias horas de funcionamento.
-
Qual a dimensão da área que pretende aquecer?
Se o objetivo é aquecer várias divisões ou uma área de grande dimensão, opte por um aparelho potente e eficiente na produção de calor. Tanto as salamandras a lenha, quanto as salamandras a gás, são capazes de distribuir o calor para além da zona em que se encontram.
Outro tipo de salamandra adequado para áreas mais amplas são as centrais e as que têm várias superfícies em vidro, pois libertam e dispersam o calor em diferentes diferentes direções, contribuindo para uma melhor propagação.
-
Qual o estilo que pretende?
Se a sua intenção é conferir à divisão um aspeto moderno, as opções de salamandras com várias superfícies em vidro podem ser escolhas ideais. Para ter um elemento que se destaque, criando um ponto distintivo, as salamandras de centro também podem ser perfeitas.
Por outro lado, se procura um estilo mais tradicional, escolha modelos mais robustos, com formas mais arredondadas e com apenas uma superfície envidraçada, assemelhando-se ao aspeto das lareiras mais convencionais.
Já as salamandras suspensas são ótimas para quem pretende criar um ponto de decoração que impressione e surpreenda.
-
Qual o nível de isolamento da habitação?
Sabia que todas as habitações sofrem de perdas de calor de forma natural? De um modo geral, cerca de 35% do calor perde-se através das aberturas de portas e janelas.
Uma casa com um nível de isolamento baixo perde muito calor e, nesse caso, precisa de um equipamento mais eficiente e com maior poder calorífico para compensar as falhas de isolamento.
Já nas casas com um bom isolamento, é possível escolher uma salamandra com um menor poder calorífico, uma vez que as perdas de calor são praticamente inexistentes.
-
Qual a sua disponibilidade para cuidados de manutenção?
Uma salamandra a lenha exige mais cuidados porque, do processo de queima, resultam cinzas que sujam o equipamento, assim como cheiros que podem entranhar-se na casa, exigindo uma limpeza mais regular.
Já as salamandras a gás permitem processos de combustão mais limpos, pois dispensam as cinzas, diminuindo a necessidade de limpeza. São, por isso, mais indicadas para quem tem pouco tempo para a manutenção dos aparelhos.
Pedra e Decoração: o lugar certo para encontrar a sua salamandra
Com este guia, procuramos explicar o que distingue os diferentes tipos de salamandras e o que se deve ter em conta na hora de escolher. No entanto, é natural que surjam dúvidas e que seja necessário recorrer a um apoio mais especializado.
Os profissionais da Pedra e Decoração conhecem como ninguém as particularidades dos diferentes modelos de salamandras e sabem aconselhar sobre as melhores opções para cada caso.
Esclareça as suas dúvidas sobre os diferentes tipos de salamandras »
Artigos Relacionados
Salamandras e Lareiras Faber: saiba como escolher o modelo certo para si
Poucas coisas se comparam ao conforto de uma casa com um bom sistema de aquecimento. É por isso que deve conhecer as salamandras e lareiras Faber. Tratam-se de equipamentos com dois tipos de instalação...
Como escolher uma Salamandra para a sua casa e onde comprar o melhor modelo?
As Salamandras estão entre as opções de aquecimento mais populares do mercado. São soluções competentes e seguras, mas antes de avançar para a compra, é aconselhável que saiba como escolher a...
Salas com Salamandra: Veja as nossas ideias de decoração e inspire-se para transformar a sua casa
Ao mesmo tempo que são excelentes opções de aquecimento, as salamandras são autênticas peças de decoração. Se pensa substituir o seu equipamento antigo ou caso pretenda adquirir um pela primeira...