Ao utilizar o website da Pedra e Decoração está a concordar com a utilização de Cookies.

Fornos a lenha preparam pratos de abrir o apetite!

Por suporte 23/03/2017 0 Comentários

Ecológicos e económicos: estas são apenas algumas das características dos fornos a lenha

Um «mestre da culinária» que se preze só pode ter em casa fornos a lenha de extrema qualidade! De facto, estes equipamentos conferem um sabor único a cada uma das refeições caseiras, visto que os fornos a lenha têm a capacidade de conservar o gosto de todos os alimentos, em comparação com os aparelhos com funcionamento a gás.

Mas os fornos a lenha contam com outras tantas vantagens.

Se, por um lado, tanto os equipamentos a lenha, como os aparelhos a gás mantêm praticamente a mesma textura e aparência da comida (quando colocados sob a mesma temperatura), por outro, os fornos a lenha caracterizam-se por contarem com custos de manutenção mais baixos: afinal de contas, estes equipamentos ficam quentes durante mais tempo, para além de a lenha ser barata.

De resto, os fornos a lenha são igualmente um aparelho ecológico.

É que a madeira é uma matéria-prima renovável, produz um nível baixo de poluentes e há ainda a hipótese de as cinzas serem utilizadas como adubo para a produção dessa mesma madeira.

Dessa maneira, gera-se um ciclo de sustentabilidade muito eficaz.

A lembrar que o gás não conta com estas características, visto que não só é um combustível mais caro, mas também não é renovável.

A Vitela à Moda de Fafe tem um outro sabor com os fornos a lenha fornos a lenha

Na verdade, as vantagens dos fornos a lenha já têm encantado inúmeros amantes da boa comida há muitos séculos.

Um exemplo disso é o prato Vitela à Moda de Fafe, que, desde o século XIX, é tradicionalmente confeccionado em fornos a lenha.

Aliás, no começo do passado mês de Outubro, o valor deste ícone da gastronomia do Norte de Portugal foi reconhecido com a realização do primeiro Festival da Vitela à Moda de Fafe.

A Confraria da Vitela Assada à Moda de Fafe organizou este evento e, para isso, identificou os espaços de restauração onde este prato é confeccionado à maneira tradicional.

Os oito escolhidos tiveram a honra de participar neste Festival e prepararam uma Vitela à Moda de Fafe, obviamente assada em fornos a lenha e servida numa tenda gigante.

Por curiosidade, fique a saber que reza a tradição que a preparação do repasto usa somente vitela, isto é, uma vaca com menos de nove meses.

Assim, garante-se que a carne ganha uma textura ainda mais macia.

De resto, estes animais – de raça minhota ou barrosã – alimentam-se com cereais e leite oriundos da própria Serra de Fafe, o que contribui para que o prato tenha um sabor único.

A destacar finalmente que a vitela é temperada com alho, pimenta, vinho verde e louro. 

Fonte: Porto Canal

Prepare este e outros pratos apetitosos nos fornos a lenha da empresa Pedra e Decoração.

Entre já em contacto connosco