Por defeito, este site usa cookies. Estes cookies destinam-se a otimizar a sua experiência de navegação neste site. Saiba mais

Conhece as funcionalidades dos recuperadores de calor?

Por suporte 23/03/2017 0 Comentários

Quando se compra ou constrói uma casa, a colocação de lareira na sala trata-se de um dos equipamentos que os proprietários não dispensam.

Com o rigor do inverno e as baixas temperaturas, a instalação de uma lareira torna-se numa questão de conforto e bem-estar para toda a família.

O que nem todos sabem na hora de colocar o equipamento é que a escolha de uma lareira com recuperador de calor tem vantagens, algumas só visíveis a longo prazo.

Os recuperadores de calor são a solução mais económica quando se trata de aquecer a sua casa, de forma rápida e eficiente.

Além disso, são mais ecológicos e podem ser usados de forma independente ou em complementaridade com outras opções energéticas.

Os recuperadores de calor permitem um menor consumo de energia

Em tempo de poupança e restrições económicas, a questão dos custos associados a lareiras e recuperadores de calor nunca foi tão importante como agora.

Cada vez mais se procura qualidade e conforto ao melhor preço, pelo que os recuperadores de calor acabam por apresentar a melhor relação qualidade-preço.

Estes permitem uma diminuição do consumo do combustível até 60%, seja a lenha ou a gás.

recuperadores de calor

Por outro lado, a inclusão destes equipamentos nas lareiras facilita o seu desempenho face à solução tradicional.

Neste caso, não se depara com os inconvenientes associados ao chamado fogo aberto, como a emissão de fumos, cheiros desagradáveis e cinzas.

Como não existe contacto direto com o fogo, a família não tem que estar em constante vigilância, podendo ligar a lareira e ir para outras divisões da casa sem se preocupar a combustão e os perigos associados.

As lareiras com recuperador de calor têm baixo rendimento calorífico

Os recuperadores de calor são bastante mais eficientes, pois possibilitam o aquecimento rápido não só do espaço onde estão instalados, mas também de outros ambientes através da difusão pelo aquecimento central a água e condutas de ar.

Em lojas como a Pedra e Decoração vai encontrar profissionais especializados nestes equipamentos, que melhor que ninguém conhecem as vantagens dos recuperadores de calor e quais os que melhor se adaptam ao seu estilo de vida.

Por exemplo, os equipamentos a lenha atingem um rendimento de 80%, enquanto numa lareira aberta a queima da lenha apenas atinge 20% da sua capacidade calorífica.

Portanto, a poupança, não só energética, mas sobretudo económica é evidente.

Geralmente os recuperadores de calor colocados nas lareiras são fabricados em ferro fundido, com o objetivo de terem uma maior durabilidade e cuja instalação é feita no interior da parede, para que apenas a parte estética do equipamento fique visível.

Como têm um tubo que liga a saída do recuperador de calor à chaminé, todos os fumos e emissões poluentes são diretamente conduzidas ao exterior.

Assim, no interior de casa apenas notará que ligou a lareira quando sentir o ambiente mais quente e aconchegante.

 

Ao consultar lojas da especialidade terá ainda a garantia de que os recuperadores de calor foram testados e certificados segundo as normas europeias, tendo a garantia de que o equipamento é seguro e que só tem vantagens associadas