As Salamandras estão entre as opções de aquecimento mais populares do mercado. São soluções competentes e seguras, mas antes de avançar para a compra, é aconselhável que saiba como escolher a Salamandra mais indicada para o seu caso.
Hoje vamos dar as respostas a diferentes questões que surgem durante o processo de compra para que tome uma decisão acertada.
Como funcionam as Salamandras e por que são boas opções?
Estes aparelhos convertem uma fonte de energia em poder calorífico dentro da sua estrutura fechada. Para isso, utilizam uma mistura entre combustível e oxigénio, recolhido através das saídas de ar. Desta forma, quando o equipamento aquece, irradia o calor para o espaço ao seu redor.
O facto de funcionarem através de um sistema fechado proporciona algumas vantagens, como:
- Segurança, pois as chamas estão protegidas por um vidro;
- Economia de combustível, dado que as perdas de calor são reduzidas;
- Maior rendimento de calor, já que a sua produção é mais controlada.
O que deve saber antes de escolher uma Salamandra
Se pensa que as Salamandras são todas iguais, desengane-se. As salamandras diferem em vários aspetos, e para uma escolha acertada, que se adequa a si e às suas necessidades, terá de tomar decisões acerca de cada um deles.
-
Escolha o combustível certo para a sua casa e estilo de vida
Os combustíveis mais usados são a lenha e o gás, ambos eficientes na produção de calor. Mas como optar por um deles? Primeiro, pense na experiência que pretende.
Se valoriza a sensação dos troncos a arder em todo o seu esplendor, com o crepitar da lenha e as fagulhas a saltar, opte por um equipamento a lenha. Se, mesmo querendo um ambiente quente, prioriza a praticidade (chegar a casa, acender e aquecer), escolha um modelo a gás.
A sua disponibilidade para os cuidados de manutenção também é importante na escolha do combustível. Uma Salamandra a lenha exige uma rotina mais exigente, com a limpeza das cinzas e da chaminé, bem como de espaço necessário para armazenamento da lenha, ao contrário do que acontece com as de gás. Estas exigem limpezas menos frequentes e dispensam este espaço de armazenamento.
Por fim, um dos melhores conselhos sobre como escolher o tipo de combustível mais adequado para uma Salamandra é pensar nas características da sua casa. Se tiver uma chaminé, pode ponderar entre um modelo a lenha ou a gás, pois ambos precisam de pontos de exaustão de gases.
Caso contrário, e se dispensa a hipótese de ter uma chaminé, as salamandras a gás podem ser a escolha mais acertada. Ainda que também necessitem de uma saída de gases para o exterior, esta pode ser colocada na fachada da habitação, com condutas horizontais.
-
Pondere sobre o tamanho da salamandra para aquecer o espaço pretendido
Se a casa é grande e deseja aquecer o máximo de área possível, pode optar por um aparelho maior, capaz de suportar mais combustível e com isso produzir mais calor, como o Chama Cristal 98. Caso seja reduzida, opte por um modelo pequeno.
Isto é importante porque tamanhos desajustados ao espaço levam a alguns inconvenientes: uma Salamandra grande num espaço pequeno pode levar a um sobreaquecimento, enquanto que uma salamandra pequena num espaço grande pode originar um aquecimento insuficiente.
-
Tenha em conta o design que prefere
Na escolha do estilo, avalie as suas preferências de design. Para um estilo mais tradicional existem aparelhos robustos, com acabamentos sóbrios. Para um ambiente mais moderno há opções minimalistas e com várias superfícies envidraçadas.
Pode ainda optar por Salamandras em diferentes posições: ao estilo mural, encostadas à parede, como a Thorma Sevilha, ou centrais, no meio de uma divisão.
-
Calcule a potência necessária do equipamento
Para escolher uma Salamandra com base na potência terá de pensar na necessidade de aquecimento, relacionando o tamanho da casa com o seu nível de isolamento. Quanto maior a habitação, maior será também esta necessidade, devendo optar por um modelo mais potente.
Quanto ao isolamento, se for baixo, significa que o calor se perde com maior facilidade, exigindo maior capacidade de aquecimento. Se for alto, a potência pode ser mais reduzida.
-
Avalie o custo-benefício
De modo geral, estes equipamentos, como têm um bom rendimento, oferecem uma boa relação custo-benefício, o que compensa o investimento. Ainda assim, os preços das Salamandras, tanto a lenha como a gás, variam consoante o modelo que escolher.
Regra geral, quanto maior for a potência e eficiência, e quanto mais tecnológico for o equipamento, maior será o investimento. O valor também pode ser mais elevado nos modelos mais modernos que incorporam sistemas de ventilação.
-
Reflita sobre os cuidados de instalação
Para qualquer tipo de equipamento, são necessários cuidados na instalação para eliminar riscos desnecessários e potenciar a eficiência da Salamandra. Um modelo a lenha, regra geral, exige especial atenção, pois é preciso certificar-se que a chaminé está bem feita e em perfeitas condições. Já nos modelos a gás as saídas de ar também têm de ser adequadas.
No fundo, todas as opções requerem cuidados e instalações profissionais, em especial no que toca ao cumprimento das distâncias para materiais e objetos que possam ser inflamáveis.
Onde comprar uma Salamandra ideal para o seu espaço?
Agora já conhece os fatores sobre os quais deve refletir para fazer escolhas acertadas. O passo seguinte será a compra.
Na Pedra e Decoração, encontra uma equipa especializada em opções de aquecimento que disponibiliza uma grande oferta de Salamandras, permitindo-lhe encontrar o modelo ideal para si.
Além do aconselhamento personalizado, em que apresentam os prós e contras de cada modelo, os profissionais instalam os equipamentos em segurança, cumprindo todas as normas e cuidados importantes.
Artigos Relacionados
Salamandras e Lareiras Faber: saiba como escolher o modelo certo para si
Poucas coisas se comparam ao conforto de uma casa com um bom sistema de aquecimento. É por isso que deve conhecer as salamandras e lareiras Faber. Tratam-se de equipamentos com dois tipos de instalação...
Salas com Salamandra: Veja as nossas ideias de decoração e inspire-se para transformar a sua casa
Ao mesmo tempo que são excelentes opções de aquecimento, as salamandras são autênticas peças de decoração. Se pensa substituir o seu equipamento antigo ou caso pretenda adquirir um pela primeira...
Guia completo para saber qual o tipo de salamandra mais indicado para si
Práticas, seguras e eficientes – assim são as salamandras. Se pondera ter uma em casa para usufruir do conforto único que proporcionam, a nossa sugestão é que, primeiro, conheça os diferentes tipos...