Ao utilizar o website da Pedra e Decoração está a concordar com a utilização de Cookies.

Aproveite o calor para limpar a sua salamandra a lenha

Por suporte 23/03/2017 0 Comentários

São românticas e aconchegantes. O cenário perfeito para as noites frias e sobretudo a melhor companhia para os dias de inverno.

As salamandras a lenha são um investimento, do qual se pode usufruir a longo prazo. Embora sejam sazonais, o tempo que se desfruta do calor emitido por estes aparelhos compensa o tempo em que elas ficam inativas.

A primavera e o verão são por isso os períodos indicados para proceder à manutenção dos aparelhos para que a sua salamandra a lenha esteja em plenas condições para funcionar no tempo frio e cumprir a sua função.

Assim, é nesta altura do ano que deverá olear o seu equipamento, usando óleo fino.

O processo deve ser repetido por dentro e por fora. As condutas dos fumos devem igualmente ser limpas com periodicidade com produtos químicos, pelo que será preferível contactar empresas que assegurem a operação com qualidade e máxima segurança.

A manutenção da salamandra a lenha deve ocorrer de dois em dois anos

salamandra a lenhaO ideal será mesmo recorrer a uma limpeza anual, uma vez que se trata de um equipamento que envolve fogo.

Portanto, é sempre aconselhável que solicite a ajuda de técnicos especializados para cumprir as regras de segurança.

Um dos principais perigos da salamandra a lenha é a libertação de fumo e monóxido de carbono, que pode provocar intoxicação. As autoridades têm desenvolvido ações de sensibilização e alerta para os cuidados a ter com os equipamentos.

Como é natural estes devem ser usados de forma correta para que possa desfrutar ao máximo do seu calor, sem colocar em risco a sua segurança.

É importante que recorra a empresas que fazem este tipo de manutenção para que além da limpeza procedam a uma vistoria do equipamento e atestem o seu bom funcionamento.

A escolha da lenha também é importante para o bom funcionamento da salamandra

Na hora de adquirir a lenha para as salamandras deverá ter em atenção o tipo de material que coloca no equipamento. Por exemplo, lenha infestada é perigosa, sobretudo se levou pesticida, pois são químicos que serão libertados no interior da casa quando for queimada.

Também as lianas da hera venenosa, que costumam estar em redor das árvores e que têm aparentemente boas características para serem queimadas, se forem felpudas é sinal de que deve separar esse tronco dos restantes, pois está contaminado. A armazenagem do material é também importante, pois deve ficar num local seco para que a lenha não fique molhada.

Tenha ainda a certeza de que está a comprar troncos de qualidade, sem pragas, doenças ou tratada com pesticidas. A madeira dura é diferente da macia e queimam de maneira diferente, produzindo níveis de calor diferentes.

Portanto, na hora de comprar uma salamandra a consulte uma loja especializada e procure conselhos sobre a escolha dos produtos de combustão indicados. Desta forma, conseguirá desfrutar de momentos de sossego e relaxamento nas noites frias do inverno.

As empresas que comercializam salamandra a lenha dispõem de vários serviços complementares de apoio ao cliente e de pós-venda, assegurando a manutenção do equipamento e respetiva durabilidade