Por defeito, este site usa cookies. Estes cookies destinam-se a otimizar a sua experiência de navegação neste site. Saiba mais

Precauções: como acender uma lareira em segurança

Por suporte 23/03/2017 0 Comentários

Quem tem uma lareira, pode recorrer a fontes de energia alternativas para a manter acesa, dispensando a utilização do gás ou da electricidade.

Além de reduzir custos com combustíveis caros, uma lareira permite ainda proporcionar um ambiente envolvente e aconchegante, permitindo relaxar e desfrutar das noites frias de Inverno.

Como acender uma lareira, no entanto, exige cuidados e precauções, sobretudo se tem crianças em casa. como acender uma lareira

Como acender uma lareira de forma segura?

Antes de mais, retire das proximidades quaisquer objectos que possam pegar fogo ou produtos que possam incendiar-se.

Depois, deve preparar-se para ir à procura de combustível natural, nomeadamente troncos, pinhas, ramos, folhas e até papel de jornal.

Este é o primeiro passo para saber como acender uma lareira.

Uma vez reunido o material combustível, é altura de pegar fogo, com a ajuda de fósforos ou de um isqueiro.

Para o fogo se manter, é importante acender vários focos de chama em locais diversos.

Não se esqueça de deixar o fogo respirar, deixando para isso algum espaço entre as pinhas, os troncos e os ramos, para que o oxigénio possa queimar à vontade.

Um fole é uma boa ajuda para a lareira não apagar

Uma boa opção para o lume não apagar, é recorrer à ajuda de um fole, atiçando as chamas para que os troncos de maior dimensão se acendem e fortaleçam as chamas.

Se tiver uma lareira com porta, assegure-se de que as portas de respiração estão abertas para passar o ar.

Para o lume durar, é importante ir acrescentando troncos maiores e recarregando a lenha sempre que seja necessário.

As lareiras dispõem de ferramentas especialmente indicadas para pegar nos troncos de lenha e colocá-los onde possam arder melhor, prolongando as chamas.

É importante ter um extremo cuidado com as crianças, sobretudo quando estão perto de lareiras sem a presença de um adulto.

Não se esqueça de apagar a lareira quando for deitar-se ou, em alternativa, de colocar a protecção respectiva, assegurando-se de que não existem materiais inflamáveis por perto.

Se ainda tiver dúvidas sobre como acender uma lareira, contacte um dos nossos especialistas