Por defeito, este site usa cookies. Estes cookies destinam-se a otimizar a sua experiência de navegação neste site. Saiba mais

Os revestimentos em xisto adaptam-se a vários ambientes

Por suporte 23/03/2017 0 Comentários

Portugal é um país extremamente rico em xisto

Predominando em regiões portuguesas, como as Beiras ou os Trás-os-Montes, o xisto é a designação genérica para vários tipos de rochas metamórficas, ou seja, que sofreram alterações na sua composição e estrutura após serem consolidadas.

A divisão em lâminas ou folhas, a fácil esfoliação e um grão muito fino são algumas das principais qualidades do xisto que, no nosso país, é igualmente conhecido por «lousa» (é por isso que os solos com base de xisto designam-se por «terra lousinha»).

No entanto, os Estados Unidos da América, Argentina, Brasil e China são aquelas regiões onde se encontram as maiores reservas mundiais de xisto. 

O xisto divide-se em dois tipos.

Por um lado, há o xisto betuminoso, que se destaca pelo seu elevado grau de granularidade.

A matéria orgânica desta pedra é o betume, isto é, uma mistura de hidrocarbonetos, que inclui, por vezes, depósitos de petróleo, gás natural ou asfalto.

Por curiosidade, fique a saber que o betume foi utilizado em tempos antigos como argamassa e para embalsamar pelos Egípcios.

Já nos tempos actuais pode ser usado como isolante de telhados ou paredes, para a construção de estradas e para o fabrico de tinta negra.

De resto, como no xisto betuminoso a matéria orgânica é fluída, esta é facilmente extraída.

Por outro lado, existe o xisto piro betuminoso, que conta com o querogénio como matéria orgânica, uma combinação complexa de carbono, hidrogénio, oxigénio e enxofre, que se encontra na forma sólida ou semissólida, à temperatura ambiente.

O xisto piro betuminoso é uma das maiores fontes potenciais de hidrocarbonetos e os seus recursos são excessivamente abundantes em todo o mundo, apresentando quantidades de óleo muito superiores às reservas de petróleo em poço.

Quais são as principais qualidades dos revestimentos e pavimentos em xisto? xisto

O revestimento em xisto, tal como o pavimento, caracteriza-se por ser polido e muito sofisticado.

Graças às próprias qualidades da pedra, o revestimento em xisto facilita o corte, que é executado através de uma divisão paralela.

Para além disso, os revestimentos em xisto são extremamente versáteis.

Afinal de contas, existe uma vasta gama de texturas, de tamanhos e de cores.

Vejamos um dos melhores exemplos dessa variedade: o xisto multicolor.

Além de dar mais vida a qualquer divisão da sua casa, o xisto multicolor adequa-se perfeitamente ao exterior da habitação. 

Há outros tipos de revestimentos que têm encantado todos aqueles que preferem um lar sofisticado.

É o caso do xisto areia, que confere sempre um toque informal a qualquer divisão do lar.

Já naqueles ambientes mais rústicos, sem dúvida que os revestimentos em xisto preto, cinza ou verde são perfeitos.

A destacar que existe igualmente xistos azuis. 

A Pedra e Decoração conta com revestimentos e pavimentos em xisto para os mais variados ambientes