Ao utilizar o website da Pedra e Decoração está a concordar com a utilização de Cookies.

Os recuperadores de calor são a «moda» deste Inverno

Por suporte 23/03/2017 0 Comentários

Recuperadores de calor a pellets: aproveitar o melhor do fogo, sem gastar muitos cêntimos 

Quer – muito provavelmente pela primeira vez – passar um Inverno sem qualquer resquício de frio? Então, tem mesmo de ser apresentado ao conceito de «pellets», uns cilindros compactados de serragem de madeira, que têm poucos centímetros de comprimento, gerados a partir da reciclagem de resíduos e do processamento de madeira.

Perante esta definição, os recuperadores de calor a pellets acabam por disponibilizar uma série de vantagens do ponto de vista ambiental, em comparação com os tradicionais aparelhos a lenha, visto que, logo à partida, para a produção de pellets, não é necessário recorrer ao abate de árvores.

Mas os recuperadores de calor a pellets são muito mais do que «amigos do ambiente».

Afinal de contas, trata-se de equipamentos práticos, uma vez que não precisam da chaminé tradicional e podem ser instalados em qualquer divisão da casa.

A destacar ainda que basta carregar em apenas um botão para que se inicie a ignição da madeira.

Poupar. Este é o verbo mais utilizado por todos aqueles que gostam de aproveitar o calor a partir dos pellets. É que se calcula que, por ano, um cliente consome, em média, uns 20 sacos de pellets, o que equivale a uns 300 kg. Deve-se recordar igualmente que os pellets são um tipo de madeira que se encontra isento de humidades e resinas, permitindo uma combustão quase total.

Sabia que há recuperadores de calor a pellets em forma de...pirâmide? recuperadores de calor

Outra vantagem dos recuperadores de calor a pellets é o seu apelo estético, uma qualidade que também se estende para as salamandras e as lareiras.

O Fusion Glass, da gama SKIA, consegue marcar a diferença nas salas de estar em que se instala por ser um equipamento completamente revestido a vidro.

Por outro lado, o Keops Mirror Classic é um aparelho especialmente concebido para os verdadeiros amantes de fogo que conseguem aproveitar todo o esplendor das labaredas e ainda desfrutar de pormenores belíssimos, como a silhueta em forma de pirâmide.

Finalmente, deve-se destacar o Fusion Natural, que faz a apologia da harmonia entre o fogo e a pedra, para além de se distinguir pelas linhas modernas e por uma simplicidade única.

É preciso ter muitos cuidados com a instalação de recuperadores de calor a pellets.

Os aparelhos devem respeitar sempre uma distância de 15 cm entre as paredes laterais dos recuperadores e as paredes de uma determinada divisão e de cinco centímetros entre a parede do fundo dos recuperadores de calor e a parede desse espaço.

A acrescentar que antes de adquirir uma grande quantidade deste tipo de madeira, tem de se testar um ou dois sacos (15 a 30kg) para se certificar de que é o melhor para o seu equipamento e que tem qualidade.

Desfrute do fogo dos recuperadores de calor a pellets, através dos equipamentos disponibilizados pela empresa Pedra e Decoração