Por defeito, este site usa cookies. Estes cookies destinam-se a otimizar a sua experiência de navegação neste site. Saiba mais

Há um xisto apropriado para cada divisão da casa

Por suporte 23/03/2017 0 Comentários

O xisto tanto pode decorar uma área informal, como uma divisão mais sóbria

Os revestimentos em xisto são uns dos mais utilizados na decoração de uma casa.

Existem vários factores para que esta pedra se encontre no topo das preferências de quem se preocupa em assegurar um lar repleto de estilo e pleno de extremo bom gosto estético.

Vejamos, por exemplo, a sua versatilidade.

xisto

Realmente, é uma tarefa árdua escolher o tipo de xisto perfeito para um determinado lar.

Afinal de contas, não faltam cores, texturas ou tamanhos… No entanto, torna-se importante optar por uma pedra que tenha capacidade para se adaptar a cada uma das decorações, conferindo sempre uma sofisticação única a qualquer divisão.

Por exemplo, para a área exterior de uma habitação, o melhor é mesmo escolher o xisto multicolor, um bom exemplo da variedade dos revestimentos com esta pedra.

Porém, o xisto multicolor consegue conferir mais vida a qualquer divisão da casa.

Já naqueles ambientes um pouco mais sóbrios e rústicos, sem dúvida que os revestimentos em xisto preto, cinza ou verde são os mais indicados.

Finalmente, o xisto areia confere sempre um toque de informalidade a uma decoração.

De resto, há outras características específicas do xisto e que contribuem para que este revestimento seja tão desejado.

A divisão em lâminas ou em folhas, a fácil esfoliação e um grão muito fino são apenas algumas das principais qualidades.

Qual é a diferença entre o xisto betuminoso e o piro betuminoso?

Por curiosidade, deve-se acrescentar que o xisto predomina em regiões, como as Beiras ou os Trás-os-Montes e é igualmente conhecido por «lousa» (é por isso que os solos com base de xisto designam-se por «terra lousinha»).

Contudo, a Argentina, o Brasil, os Estados Unidos da América e a China são aquelas regiões onde se encontram as maiores reservas mundiais de xisto.

Sabia que esta pedra ainda se pode dividir em dois tipos? Existe o xisto betuminoso, que se destaca pelo seu elevado grau de granularidade.

A matéria orgânica desta pedra é o betume, isto é, uma mistura de hidrocarbonetos, que inclui, por vezes, depósitos de petróleo, asfalto ou gás natural.

Aliás, o betume foi utilizado em tempos antigos como argamassa.

Já nos tempos actuais pode ser usado como isolante de telhados ou paredes, para a construção de estradas, para o fabrico de tinta negra...

De resto, como no xisto betuminoso a matéria orgânica é fluída, esta é facilmente extraída.

Quanto ao xisto piro betuminoso, este conta com o querogénio como matéria orgânica, uma combinação complexa de carbono, hidrogénio, enxofre e oxigénio, que se encontra na forma sólida ou semissólida, à temperatura ambiente.

O xisto piro betuminoso é uma das maiores fontes potenciais de hidrocarbonetos e os seus recursos são excessivamente abundantes no mundo inteiro, apresentando quantidades de óleo muito superiores às reservas de petróleo em poço.

Na Pedra e Decoração, encontra-se revestimentos em xisto para todos os gostos