Por defeito, este site usa cookies. Estes cookies destinam-se a otimizar a sua experiência de navegação neste site. Saiba mais

Há benefícios na instalação de recuperadores de calor?

Por suporte 23/03/2017 0 Comentários

Em breve, o Inverno chegará em força.

As primeiras chuvas e brisas mais frescas já começam a sentir-se e torna-se uma preocupação cada vez mais premente preparar a casa para dias mais frios.

E por que não investir na instalação de recuperadores de calor? Além de incluírem todos os benefícios de uma lareira tradicional, ainda permitem canalizar o calor para o resto da casa.

Podendo escolher, ainda por cima, um design à sua escolha, a combinar com o ambiente do seu lar, de certeza que já não restam quaisquer dúvidas acerca de como se prevenir antes que o Inverno chegue!

Com tantos modelos de recuperadores de calor a lenha, o mais difícil será escolher apenas um!

5 curiosidades sobre recuperadores de calor: saiba o que são e como funcionam!

recuperadores de calor1. Os recuperadores de calor são equipamentos que permitem não só aquecer uma divisão, como também são capazes de o fazer nas restantes divisões da casa.

Principalmente quando são instalados de raiz durante a construção de uma casa, é possível criar de imediato um sistema de condutas que transportem a temperatura ao longo de todo o espaço, rentabilizando ainda mais a energia.

2. A instalação de recuperadores de calor, à semelhança da maioria das lareiras, é feita dentro de uma parede.

Por isso, não há desperdício de área útil. 

3. Por outro lado, os recuperadores são bastante diferentes das lareiras.

Em comparação com estas últimas, o rendimento dos primeiros é 60% mais elevado, sendo toda a energia libertada pela combustão aproveitada.

Isto também é proporcionado devido a serem de ferro fundido, mas revestidos por material cerâmico refractário no interior, e devido à sua porta de vidro vitrocerâmico.

Deste modo, um recuperador torna-se uma espécie de câmara de combustão hermética.

4. Há recuperadores de calor a lenha, a Pellets, a gás e até eléctricos.

Ter tantas alternativas pode levar a alguma indecisão, mas em caso de dúvida há sempre especialistas nas lojas e guias escritos acerca do assunto, pelo que a variedade é apenas mais um benefício. 

5. Ao contrário das lareiras, a instalação de recuperadores de calor não obriga a construir uma chaminé.

Na verdade, é apenas necessária uma abertura com cerca de 8cm, o suficiente para a entrada e saída de ar.

Também resguarda a divisão do fumo, do cheiro e das cinzas.

Quando fizer questão de ver as chamas arderem, ouvir o crepitar do fogo, sentir o odor da resina e da madeira ou inalar um pouco do aroma que lhe faz lembrar a sua infância, basta abrir a porta de vidro quando quiser.

Em suma, a instalação de recuperadores de calor é mais rentável por terem um sistema mais eficiente que o das lareiras tradicionais, sem causar tanto impacto ambiental, não só evita um gasto desnecessário de electricidade com aquecedores eléctricos, assim como permite aderir às últimas tendências do design de interiores.

Talvez este Inverno na sua casa seja mais confortável do que os anteriores!