Ao utilizar o website da Pedra e Decoração está a concordar com a utilização de Cookies.

Focus é uma marca bem sucedida há mais de 40 anos

Por suporte 23/03/2017 0 Comentários

Há várias décadas que a empresa Focus tem conquistado os admiradores da área da decoração. O criador desta marca de lareiras é Dominique Imbert que, desde 1967, tem construído uma vasta gama de lareiras, que se destacam pela eficiência e pelo design. A componente estética está, aliás, presente em todos os objetos da marca, que produz também móveis e esculturas.

Foi no seu atelier que Dominique Imbert desenhou a sua primeira lareira, apenas para uso pessoal. Satisfeito com o resultado final, repetiu a experiência para uns amigos e, mais tarde, para o público. Foi assim que nasceu a Focus.

Mais de quarenta anos depois, a marca consegue situar-se no topo das preferências, visto que os equipamentos de aquecimento se distinguem por serem funcionais e ousados e por conseguirem satisfazer os gostos de uma variedade de clientes.

O sucesso da Focus tem sido pontuado por uma série de prémios e de menções honrosas, entregues um pouco por todo o mundo.

Em 1989/1990, a Focus foi selecionada pelo arquiteto Fukuo Taniwaki para a decoração de uma construção inovadora, com cerca de 457 lareiras. Em 1999, na cidade de Paris, a empresa foi galardoada com o Prémio Nacional de Inovação em Artesanato. Recebeu ainda a medalha de prata no Concurso de Design de Stuttgart, na Alemanha, em 2004, e foi selecionada para o Prémio de Design Italiano, em 1992. 

Focus já criou «o mais belo objeto do mundo» 

Um dos momentos mais importantes na história da Focus foi o reconhecimento da lareira Gyrofocus como «o mais belo objeto do mundo». Este modelo é a primeira lareira suspensa e giratória a 360 graus criada em todo o mundo. Foi construída em 1968 por Dominique Imbert e já esteve exposta no Museu Guggenheim, na cidade de Nova Iorque.

As razões para o reconhecimento internacional são várias: para além de ser inovadora, trata-se de uma peça com linhas bastante contemporâneas e colorida por um negro mate que lhe confere elegância e discrição.

Desde então, a Focus tem apresentado outros exemplares inovadores, como é o exemplo da lareira Mezzofocus, que se caracteriza pelo design minimalista e pela linha clássica.

A Mezzofocus tem uma versão simples, composta por vidros de proteção e na qual é possível controlar a chegada de ar, com a simples rotação manual. O equipamento conta também com uma versão envidraçada, em que são montados dois vidros curvos (pirocerâmicos) sobre rolamentos, sendo que os outros dois são fixos.