Ao utilizar o website da Pedra e Decoração está a concordar com a utilização de Cookies.

Veja as Perguntas Frequentes sobre as Lareiras Focus

Por suporte 14/08/2017 0 Comentários

QUEM DEVE INSTALAR A LAREIRA?

Como cada instalação de lareira possui requisitos específicos, é aconselhável recorrer a um profissional de instalação qualificado que conheça os padrões e regulamentos em vigor. O trabalho deve ser realizado somente por profissionais certificados pela Focus, como a Pedra e Decoração, de forma a usufruir da garantia de 5 anos em todos os produtos Focus.

 

AS LAREIRAS FOCUS SÃO EFICIENTES PARA AQUECIMENTO?

Sim. As lareiras suspensas Focus são projetadas para irradiar e difundir calor. Embora o objetivo primário da Focus seja estético, a própria natureza dos materiais utilizados e a sua alta qualidade permitem que o desempenho seja aliado ao design. O aço é um excelente condutor de calor. Dependendo do modelo, com uma lareira Focus pode-se manter quente uma área de até 350m³. A qualidade da madeira queimada e a posição da lareira na casa são aspectos importantes para uma eficiência de aquecimento ideal.

Veja todos os nossos modelos de Lareiras Focus a Lenha que temos para disponíves.

 

PODE QUEIMAR-SE NUMA LAREIRA FOCUS?

Um recuperado de calor ou uma lareira de metal pode atingir altas temperaturas quando está a funcionar e não deve ser tocado com as mãos desprotegidas. No entanto, o alto nível de calor gerado pelo equipamento é um aviso suficiente para que os adultos e as crianças percebam que a lareira está quente ao toque. Não é aconselhável que as crianças muito novas sejam deixadas sozinhas numa sala quando qualquer lareira esteja em funcionamento.

Desde 1970, data em que a Focus foi fundada, não temos conhecimento de qualquer utilizador Focus que se tenha magoado ou sofrido qualquer queimadura em nenhuma das suas lareiras (Ref. AXA Insurance Policy No. 283412004).

 

OS VIDROS DA LAREIRA FICAM SUJOS?

Os painéis de vidro pirocerâmico, em todos os modelos Focus, resistem a temperaturas muito altas. Como com qualquer vidro, é necessário limpá-lo regularmente. A frequência depende de vários fatores:

  • A ventilação adequada dos painéis de vidro pode limitar a acumulação de sujidade. Se a lareira for usada com o controlo de ar de combustão ou numa posição que esteja muito tempo fechada, isso pode acelerar o escurecimento do vidro. É essencial encontrar um bom compromisso entre economizar combustível e assegurar uma boa ventilação da lareira. À medida que usa a lareira em diferentes condições atmosféricas, ajuste os controlos de entrada de ar em conformidade, para alcançar o equilíbrio certo, entre ventilação e eficiência calorífica.
  • A qualidade da madeira e o seu teor de humidade também são fatores importantes. Recomendamos fortemente não usar madeiras resinosas como por exemplo de pinheiros, abetos, etc. Os gases e os fumos da resina destas madeiras em chamas acumulam-se rapidamente nos painéis de vidro e no interior do tubo de combustão.
  • A madeira com um teor de humidade superior a 20% emite um fumo mais denso e faz com que os painéis de vidro escureçam mais rapidamente.
  • Se a chaminé não for varrida regularmente, isso também pode levar a uma acumulação de resíduos de sujidade no vidro.

 

AS LAREIRAS FOCUS “FUMAM BEM”?

A capacidade de uma chaminé para ter uma boa extração de fumo depende de onde está instalada e posicionada. O comprimento e a largura da chaminé são responsáveis pela baixa pressão que extrai os fumos criados. A chaminé também deve cumprir os regulamentos relativos à forma como é feita a saída de fumo no telhado. Para cada lareira, recomendamos um comprimento mínimo de combustão de 4 metros lineares desde a zona de queima (com uma largura constante ao longo do comprimento da chaminé). Isso permite-nos garantir que todas as lareiras Focus funcionem bem e em condições que cumprem os regulamentos. O fornecimento de ar fresco também é essencial para o bom funcionamento de uma lareira.

 

QUAL É A MELHOR MADEIRA PARA USAR?

Diferentes tipos de madeira têm diferentes valores caloríficos e nem todas queimam da mesma maneira.

  • É preferível usar madeiras duras, como carvalho, vidoeiro, faia, etc. Estas produzem chamas robustas e um leito substancial de brasas que permanecem incandescentes por um longo período de tempo.
  • Para evitar fumos nocivos e cuidar da sua lareira, os painéis de vidro (se os possui), a chaminé, o meio ambiente e a sua saúde, NUNCA queime os seguintes materiais:
    • Madeiras resinosas como pinheiros, abetos e outras coníferas. Estas geram muito calor, mas queimam rapidamente, criam fagulhas e a resina é acumulada dentro da lareira e da chaminé.
    • Madeira recuperada (madeira, vigas, tábuas, etc.).
    • Madeira tratada ou pintada.
    • Cortes de aglomerados (contraplacado, etc.).
    • Caixas e paletes.
    • Livros e jornais (exceto para fins de iluminação).
    • Cartões com produtos plásticos ou derivados de plástico.
    • Carvão

Não confunda a sua lareira com uma lixeira. 

 

QUAL O TEOR DE HUMIDADE RECOMENDADO PARA A LENHA?

Para o melhor desempenho da sua lareira, é essencial queimar madeira seca. O teor de humidade máximo para uma madeira pronta para queimar é de 20%. Dependendo de como é armazenada, a madeira pode ser queimada 18-24 meses após a queda. As condições de armazenamento para a madeira são muito importantes. A madeira deve ser empilhada num local seco e bem ventilado. Idealmente, deve ser armazenada sob uma tampa, com os lados abertos, para haver ventilação suficiente. Não coloque logo diretamente no chão, mas em paletes ou pranchas de madeira para permitir que o ar circule em torno dela. Se a madeira não está armazenada corretamente, pode ficar húmida e, assim, queimar de forma menos eficiente e emitir poluentes à medida que queima.

 

EXISTE RISCO DE INCÊNDIO NESTE TIPO DE LAREIRAS?

Todos os modelos de lareiras da Focus projetados para serem construídos nas paredes possuem uma estrutura incombustível e estão isolados com materiais de alta qualidade. É ecigido que essas lareiras integradas sejam instaladas por engenheiros profissionais e técnicos formados pela Focus. A estrutura em que a lareira está incorporada também deve ser incombustível e o interior isolado (de preferência com lã mineral).

Estes modelos devem ser devidamente ventilados. Por razões estéticas óbvias, se possível, as ventilações devem ser posicionadas onde não sejam visíveis.

Gostaríamos de aconselhá-lo com base na sua situação particular. Fale connosco para avaliarmos o seu caso.

 

QUANDO SE DEVE LIMPAR A CHAMINÉ?

Para evitar o risco de envenenamento e reduzir a poluição do ar, tanto a lareira quanto a conduta de fumos devem ser mantidos limpos.

Qualquer chaminé e Lareira requerem uma limpeza manual do seu interior, remover a sujidade acumulada e garantir que a chaminé esteja livre de depósitos ao longo da sua utilização. A limpeza manual da chaminé e da lareira consiste em passar escovas de metal várias vezes por todo o comprimento da chaminé e, em seguida, retirar a sujidade que cai no centro da lareira. Os regulamentos diferem de país para país. Em França, as chaminés que são usadas regularmente devem ser varridas duas vezes por ano e pelo menos uma vez durante o período em que a lareira é utilizada. 

 

AS LAREIRAS FOCUS TÊM GARANTIA?

As lareiras Focus são projetadas e fabricadas em França. Embora a lei não obrigue a Focus a fornecer uma garantia, a marca acredita na qualidade das suas lareiras, produzidas por técnicos especializados, e na durabilidade a longo prazo de todos os seus modelos. Todos os produtos possuem uma garantia extra de cinco anos contra qualquer defeito estrutural ou de fabrico.

A Focus garante que a lareira funcionará com uma eficiência ótima quando as recomendações e as regras de instalação da chaminé são respeitadas.

Veja aqui todos os modelos da Focus que temos disponíveis e esclareça todas as suas dúvidas connosco.