Ao utilizar o website da Pedra e Decoração está a concordar com a utilização de Cookies.

Dez razões para escolher lareiras a bioetanol

Por suporte 23/03/2017 0 Comentários

As lareiras a bioetanol surgiram nos anos 90 e têm vindo a conquistar público, devido às mais-valias que apresentam em relação às restantes lareiras.

O uso de etanol, ao invés de materiais de combustão tradicionais, como a lenha, tem inúmeros benefícios, já que a chama produzida não tem cor, nem emite gases nocivos para a saúde. Além disso, como se trata de uma fonte de energia renovável, existem vantagens fiscais para quem opta por proteger o ambiente. 

 

Lareiras a bioetanol são mais ecológicas e eficientes

Sabia que o etanol é produzido através de produtos vegetais, como batatas, milho ou arroz? E que é biodegradável e uma fonte de energia bastante amiga do ambiente? Daí que este material de combustão seja cada vez mais uma opção tecnológica, que chegou ao mercado das lareiras.

O CO2 libertado pelo etanol equivale ao de duas velas. Nas lareiras a bioetanol, a eficiência está igualmente garantida, já que estas permitem um excelente aquecimento da divisão, sem necessidade de fechar o espaço.

 

A gama Planika é um dos exemplos de que é possível ter uma simbiose entre equipamentos amigos do meio ambiente e decoração moderna. Além de se tratar de um equipamento bastante seguro e eficiente no que toca a aquecimento, pode ser colocado em qualquer local, pois não precisa de chaminé.

 

Dez características que distinguem as lareiras a bioetanol das tradicionais

Conhece os benefícios de ter uma lareira a bioetanol? Conheça os dez principais:

Combustível – o material de combustão é o que distingue estes equipamentos. As lareiras a bioetanol usam um tipo de álcool, que permite produzir o efeito visual da chama. A sua única exigência é a renovação do oxigénio no espaço onde está colocado, que tanto pode ser uma zona interior (lojas, escritórios ou quartos) ou exterior (varandas e jardins).

Não necessita de chaminé – como o etanol não liberta fumo, não é preciso instalar exaustor ou chaminé. No entanto, as lareiras a bioetanol não perdem calor, por isso o aquecimento está assegurado.

Combustível à venda em vários locais – popularmente conhecido por «álcool etílico», o etanol está à venda em supermercados, drogarias e lojas que vendam produtos de limpeza.

Não liberta odores – enquanto a lareira está em funcionamento não há libertação de qualquer cheiro, verificando-se apenas um pequeno odor quando se apaga o fogo.

Não é prejudicial à saúde – o álcool, quando queimado liberta vapor de água e dióxido de carbono, em quantidades insignificantes para a saúde.

Garante o aquecimento por várias horas – em média, um litro de etanol dura entre duas a quatro horas. O seu consumo depende do tamanho da chama selecionada e da ventilação do local. A chama dura enquanto o álcool está na lareira.

Lareiras têm «queimador» - esta base consiste num reservatório, de aço inoxidável, onde o combustível é colocado, que tem um regulador para ligar, aumentar ou diminuir a chama.

Fácil instalação – as lareiras a bioetanol são fáceis de instalar e não necessitam de um local específico para colocar o equipamento.

Possibilidade de instalar no local destinado à lareira tradicional – as lareiras a bioetanol podem ser colocadas em qualquer parte da casa, inclusive nas áreas onde existia um equipamento tradicional com chaminé.

Manutenção periódica – as lareiras a bioetanol devem ser limpas com regularidade, bastando usar um pano húmido. O detergente não deverá ter químicos contraindicados para este equipamento. O álcool deverá ser manipulado com cuidado e colocado fora do alcance das crianças.

 

Na hora de escolher lareiras a bioetanol informe-se junto de quem conhece o mercado como ninguém. Na Pedra Decoração encontrará essa segurança.