Por defeito, este site usa cookies. Estes cookies destinam-se a otimizar a sua experiência de navegação neste site. Saiba mais

Decore a casa com revestimentos em pedra!

Por suporte 23/03/2017 0 Comentários

Os revestimentos em pedra deixaram de ser um exclusivo da construção exterior.

Cada vez mais estes elementos são usados no interior das habitações, para criar ambientes e cenários arquitetónicos diferentes.

A moda de decoração de uma parede da sala ou de um hall veio para ficar e as pedras são muito procuradas não só para revestir lareiras e recuperadores de calor, mas também para forrar paredes inteiras.

Esta perceção da tendência de usar revestimentos naturais nas paredes valeu a um ex-aluno da Universidade do Minho um prémio por desenvolver um material decorativo que é também ecológico, pois aproveita os desperdícios da indústria do mármore.

O projeto chama-se «Marcrete» e é da autoria de Luís Esteves.

De facto, a sua beleza transformou a pedra em objeto de decoração, sendo usada numa infinidade de opções.

Os apreciadores deste produto consideram que o revestimento em pedra é ótimo para criar um ambiente de natureza no interior da habitação.

Os revestimentos em pedra têm mais vantagens para além da componente estética

revestimentos em pedra xisto-prataAs mais-valias da pedra são inúmeras e não se limitam ao lado decorativo.

Este material é muito resistente e a sua durabilidade está comprovada, pelo que tem a garantia que os revestimentos em pedra vão durar muitos anos.

Outra vantagem é que exigem pouca manutenção.

Por isso, pode renovar a sala ou outra divisão sem grande esforço e com a certeza de que não terá muito trabalho na limpeza (embora tenha que ser feita com regularidade) ou recuperação.

O revestimento em pedra tem ainda outros benefícios, como o facto de que o mesmo tipo de pedra pode ser aplicada no interior ou exterior da habitação.

Isto porque tem características únicas, como a resistência à intempérie, ao fogo e à água.

A pedra é muito usada no interior do país porque ajuda a refrescar a temperatura das casas, especialmente em localidades onde o calor é muito intenso.

Junto ao litoral, começou-se a apostar nos revestimentos em pedra devido ao seu lado estético, pois combina muito bem em ambientes com pouca iluminação, dando um toque de sofisticação à decoração de uma sala, um corredor, um quarto ou simplesmente uma lareira.

O revestimento a pedra tem muitos usos

As paredes interiores são sem dúvida o local preferido dos proprietários quando pensam em revestimentos em pedra.

Como ajudam a criar ambientes elegantes, estas pedras são aplicadas tanto em decoração tradicional como contemporânea.

A iluminação do local vai ditar o efeito final.

A pedra é aplicada em espaços multidisciplinares, como salas, quartos, cozinhas ou casas de banho.

Já quando usadas no revestimento exterior são ótimos elementos decorativos em varandas e nas entradas das vivendas.

Na hora de escolher o tipo, cor e tamanho do revestimento a pedra, o mais indicado será consultar um arquiteto ou designer de interiores, para avaliar o que melhor se adapta ao efeito que pretende.

Também nas lojas da especialidade poderá encontrar profissionais que o aconselhem sobre a melhor pedra para o ambiente que quer criar.

É ainda necessário avaliar o local onde vai aplicar o revestimento para perceber quais os materiais que melhor se adaptam à parede.

Antes de se decidir por revestimentos em pedra tenha em consideração as seguintes indicações:

  • Pedras grandes – são ótimas para paredes exteriores e para decoração onde pretende criar um ambiente mais rústico e imponente.
  • Pedras pequenas – se tiverem baixo relevo são uma ótima solução para ambientes sofisticados, contemporâneos e decoração mais suave.

Os profissionais das lojas especializadas em revestimentos em pedra podem ajudá-lo a escolher o melhor tipo de material e com as características necessárias para criar o ambiente certo