Ao utilizar o website da Pedra e Decoração está a concordar com a utilização de Cookies.

Quais os melhores recuperadores de calor para sua casa?

Por suporte 23/03/2017 0 Comentários

O Natal tem significado para todas as famílias. Lembramo-nos da mesa de jantar, de todos os doces, dos momentos que passamos em frente à lareira.

Quando comprei a minha casa nova, não sabia qual dos recuperadores de calor instalar. Gostaria de ter uma lareira a gás ou uma lareira elétrica na minha cozinha ou na minha sala? Qual a melhor divisão e onde passava mais tempo? Consultei o catálogo dos recuperadores de calor e tive em conta os benefícios de cada modelo para, desta forma, juntar toda a família a experienciar o Natal da melhor maneira possível.

 

Quais são os melhores recuperadores de calor para a minha casa?

 

Ao olhar para o catálogo de recuperadores de calor, tinha muitas opções à escolha: ou trazia a tradição com uma lareira a lenha para a cozinha, para relembrar os tempos com os meus pais à lareira ou um dos outros recuperadores de calor sem recorrer a lenha.

Resolvi escolher um recuperador de calor por ter mais benefícios do que uma simples lareira, por apresentar rendimentos superiores, por não infestar a minha casa e as minhas roupas com cheiro a fumo e por deixar uma quantidade mínima de cinza no dia seguinte.

O primeiro modelo de lareira a lenha que vi e me chamou a atenção foi o Heat Pure 70, particularmente atraente para os meus desejos em reunir a família à volta da lareira.

São vários os modelos de lareiras a lenha ou lareiras a gás, entre outros modelos, de diferentes tamanhos para a sua casa.

Apesar dos meus desejos em preferir um modelo de recuperador de calor a dar um toque no passado, não coloquei de lado os recuperadores de calor alternativos.

Vou mostrar-lhe quais são as alternativas e por qual optei para a minha casa.

 

 

 

Lareira a gás, lareira a pellets ou lareira a biotenol: quais são os recuperadores de calor que tinha à escolha?

 

O que me levou a refletir sobre todos os outros recuperadores de calor, para além das lareiras a lenha, foi o processo de limpeza inexistente. Não preciso de acordar e retirar todo o lixo do recuperador de calor antes de tomar o pequeno-almoço.

A lareira a gás, para além de não lançar fumo e cheiro pela divisão onde está colocada, pode ser regulada por um simples botão. A temperatura da sala ou da cozinha pode manter-se como desejar, ao contrário de uma lareira a lenha.

Com as minhas preocupações com o meio ambiente também me levaram a ver as lareiras a pellets. Para além de contribuir para a diminuição do abate de árvores, lança uma quantidade reduzida de dióxido de carbono para a atmosfera.

As lareiras a pellets são concebidas a partir de matérias-primas recicladas e madeira e funcionam a partir do combustível mais económico disponível, a seguir à energia eólica e solar. Poupa o meio ambiente e também a sua conta com o combustível a gás.

Já as lareiras a biotenol possuem todas as vantagens das lareiras a pellets e a gás mas produzem calor a partir do biotenol, combustível renovável. Mas é necessário ter em atenção o consumo não superior a 0,5 litros por hora ou a ventilação adequada na divisão para não ser prejudicial.

 

Para a minha sala de estar acabei por optar por uma lareira a pellets. Viver num apartamento não é prático para carregar com lenha pelos andares e para fazer as limpezas da cinza e não podia estar mais satisfeito com o resultado final, para além da poupança que faço no combustível.

Tem de ter em atenção as suas necessidades e o espaço onde vive para escolher um recuperador de calor.

 

Quer instalar um recuperador de calor em sua casa?