Por defeito, este site usa cookies. Estes cookies destinam-se a otimizar a sua experiência de navegação neste site. Saiba mais

A utilidade dos recuperadores de calor ventilados

Por suporte 23/03/2017 0 Comentários

Será que é sempre necessário recorrer a recuperadores de calor ventilados?

Os recuperadores de calor ventilados são uma peça importante para um aquecimento de qualidade em qualquer habitação. Afinal de contas, trata-se de uns aparelhos através dos quais não só é possível efectuar uma ventilação forçada, mas também garante-se uma circulação de ar.

 

 

É importante sublinhar que nem sempre é necessário recorrer a recuperadores de calor ventilados.

Vejamos o caso dos recuperadores de calor maiores que têm uma menor dependência de um ventilador, caso o objectivo seja aquecer unicamente uma divisão da habitação. Por outro lado, os recuperadores de calor ventilados são um material fundamental quando se pretende aquecer uma grande parte da casa – ou até mesmo toda a habitação.

De resto, deve-se destacar que quanto maior for a dimensão do equipamento, maior será a sua necessidade de alimentação de lenha.

Quando é instalado sem qualquer ventilação, este tipo de recuperadores exige umas grandes entradas e saídas de ar para potenciar a sua convecção, isto é, a transferência de energia calorífica.

 

recuperadores de calor ventilados com recurso a insufladores, um material que tem a capacidade de insuflar ar na câmara de aquecimento dos aparelhos. Este tipo de ventiladores apenas funciona naqueles equipamentos com cárter.

A acrescentar que, com os insufladores, torna-se possível instalar a ventilação de recuperadores de calor até na área exterior da habitação. Afinal, seguidamente, o ar é transportado para o espaço interior, com recurso a uma conduta.

 

 

 

Um recuperador de calor pode ter uma interligação com uma caldeira de aquecimento central a gasóleo e com painéis solares térmicos

Os recuperadores de calor ventilados são apenas um exemplo da possibilidade de interligação que estes aquecimentos têm com outros equipamentos.

Outra complementaridade de destaque é a relação entre os recuperadores de calor com a caldeira de aquecimento central a gasóleo. Com a existência desta interligação, qualquer utilizador, quando chega a casa, consegue acender um recuperador de calor de aquecimento central e, de imediato, um termóstato desliga automaticamente a caldeira de gasóleo.

Sendo assim, há uma maior poupança de combustível naquelas horas em que existe um maior consumo. Isto é, a combinação de recuperadores de calor com caldeira é uma solução «amiga do ambiente» e económica, ao mesmo tempo.

Estas formas de aquecimento também se podem complementar com os painéis solares térmicos.

Os painéis funcionam bem de dia e também no Verão para aquecer as águas sanitárias. Já os recuperadores de calor funcionam no Inverno e de noite para aquecer toda a casa, servindo de auxílio aos painéis solares no aquecimento das águas sanitárias quando não há sol.

 

Agora que já conhece as vantagens dos recuperadores de calor ventilados, descubra o modelo indicado para si!