Recuperadores de calor a lenha: uma solução eficiente para afastar o frio!
No Inverno, uma casa nunca seria a mesma sem uns recuperadores de calor a lenha de qualidade.
Para quem não saiba, recuperadores de calor são equipamentos que possibilitam, graças à queima de lenha e de resíduos florestais, o aquecimento do ambiente, que, desta maneira, é assegurado de uma forma eficiente e rápida.
A difusão do calor acontece por diversos meios, através de condutas de ar ou do aquecimento central a água.
Por exemplo, os recuperadores de calor a lenha são criados com o objectivo de maximizar o rendimento da queima de madeira.
Sendo assim, enquanto numa lareira aberta se recupera, em média, apenas 20% da potência calorífica da lenha, um recuperador de calor tem um rendimento que atinge os 80%.
De resto, quando os recuperadores de calor são instalados nas lareiras, estes funcionam como uma câmara de combustão hermética, em que a entrada de ar para a alimentação da combustão é regulável.
Além destas vantagens, os recuperadores de calor a lenha devem igualmente incluir uma vista máxima sobre o fogo, para todos aqueles utilizadores que se deslumbram com o magnífico espectáculo das labaredas.
De resto, para facilitar o seu uso, há alguns exemplares que já contam com jogos de chamas ajustáveis e até com um sistema de limpeza de porta.
É obrigatório seguir certas regras para assegurar um excelente funcionamento de recuperadores de calor a lenha 
As vantagens dos recuperadores de calor a lenha ultrapassam a sua funcionalidade tão evidente (e eficiente).
Por exemplo, este tipo de equipamentos também tem sido considerado como uma obra de arte, que é capaz de dar um toque singular na decoração de qualquer casa.
Aliás, é por esse motivo que há recuperadores de calor a lenha que são perfeitos tanto para os ambientes mais clássicos como para os lares que se destacam por respirarem contemporaneidade em cada canto.
Uma funcionalidade eficaz e uma estética versátil.
Perfeito, não? No entanto, os utilizadores de recuperadores de calor a lenha têm de seguir estritamente algumas regras para assegurar o seu bom funcionamento.
Nas duas primeiras vezes que se acende os recuperadores de calor a lenha, é aconselhável ficar bastante atento, uma vez que é frequente que se libertem uma névoa e cheiro intensos, uma vez que estes equipamentos são novos.
A destacar que se deve acender sempre o aparelho com lenha pequena e de fácil combustão (de preferência, pinho seco).
Finalmente, os fãs de recuperadores de calor a lenha só podem abrir lentamente a porta dos equipamentos para que se evite que o fumo se espalhe pela sala.
Deve-se sublinhar ainda um outro tipo de aparelhos que está a angariar cada vez mais admiradores: os recuperadores de calor a pellets, que são um aquecimento muito económico, visto que por ano um cliente consome, em média, uns 20 sacos de pellets (o que equivale a 300 kg).
Deixe uma resposta