Ecológicos e económicos: estas são apenas algumas das características dos fornos a lenha
Um «mestre da culinária» que se preze só pode ter em casa fornos a lenha de extrema qualidade! De facto, estes equipamentos conferem um sabor único a cada uma das refeições caseiras, visto que os fornos a lenha têm a capacidade de conservar o gosto de todos os alimentos, em comparação com os aparelhos com funcionamento a gás.
Mas os fornos a lenha contam com outras tantas vantagens.
Se, por um lado, tanto os equipamentos a lenha, como os aparelhos a gás mantêm praticamente a mesma textura e aparência da comida (quando colocados sob a mesma temperatura), por outro, os fornos a lenha caracterizam-se por contarem com custos de manutenção mais baixos: afinal de contas, estes equipamentos ficam quentes durante mais tempo, para além de a lenha ser barata.
De resto, os fornos a lenha são igualmente um aparelho ecológico.
É que a madeira é uma matéria-prima renovável, produz um nível baixo de poluentes e há ainda a hipótese de as cinzas serem utilizadas como adubo para a produção dessa mesma madeira.
Dessa maneira, gera-se um ciclo de sustentabilidade muito eficaz.
A lembrar que o gás não conta com estas características, visto que não só é um combustível mais caro, mas também não é renovável.
A Vitela à Moda de Fafe tem um outro sabor com os fornos a lenha 
Na verdade, as vantagens dos fornos a lenha já têm encantado inúmeros amantes da boa comida há muitos séculos.
Um exemplo disso é o prato Vitela à Moda de Fafe, que, desde o século XIX, é tradicionalmente confeccionado em fornos a lenha.
Aliás, no começo do passado mês de Outubro, o valor deste ícone da gastronomia do Norte de Portugal foi reconhecido com a realização do primeiro Festival da Vitela à Moda de Fafe.
A Confraria da Vitela Assada à Moda de Fafe organizou este evento e, para isso, identificou os espaços de restauração onde este prato é confeccionado à maneira tradicional.
Os oito escolhidos tiveram a honra de participar neste Festival e prepararam uma Vitela à Moda de Fafe, obviamente assada em fornos a lenha e servida numa tenda gigante.
Por curiosidade, fique a saber que reza a tradição que a preparação do repasto usa somente vitela, isto é, uma vaca com menos de nove meses.
Assim, garante-se que a carne ganha uma textura ainda mais macia.
De resto, estes animais – de raça minhota ou barrosã – alimentam-se com cereais e leite oriundos da própria Serra de Fafe, o que contribui para que o prato tenha um sabor único.
A destacar finalmente que a vitela é temperada com alho, pimenta, vinho verde e louro.
Fonte: Porto Canal
Prepare este e outros pratos apetitosos nos fornos a lenha da empresa Pedra e Decoração.
Artigos Relacionados
Salamandras e Lareiras Faber: saiba como escolher o modelo certo para si
Poucas coisas se comparam ao conforto de uma casa com um bom sistema de aquecimento. É por isso que deve conhecer as salamandras e lareiras Faber. Tratam-se de equipamentos com dois tipos de instalação...
Como escolher uma Salamandra para a sua casa e onde comprar o melhor modelo?
As Salamandras estão entre as opções de aquecimento mais populares do mercado. São soluções competentes e seguras, mas antes de avançar para a compra, é aconselhável que saiba como escolher a...
Salas com Salamandra: Veja as nossas ideias de decoração e inspire-se para transformar a sua casa
Ao mesmo tempo que são excelentes opções de aquecimento, as salamandras são autênticas peças de decoração. Se pensa substituir o seu equipamento antigo ou caso pretenda adquirir um pela primeira...