Ao utilizar o website da Pedra e Decoração está a concordar com a utilização de Cookies.

As razões para optar por recuperador de calor a pellets

Por suporte 23/03/2017 0 Comentários

Recuperador de calor a pellets: eficácia e versatilidade de mãos dadas

Embora um tradicional recuperador de calor a lenha continue a ser a solução para muitos Invernos friorentos, os equipamentos com pellets são um tipo de aparelhos que, mesmo sendo um pouco recentes, estão a começar a aquecer cada vez mais salas de estar em Portugal… e não só.

Sendo uma lenha geralmente produzida a partir de serragem de madeira refinada, seca e comprimida, a qualidade dos pellets depende da serradura, que deve ser fresca, de primeira transformação e com origem em serrações locais. 

Pelo contrário, não é mesmo nada aconselhável que se utilize serradura de pellets usados, nem desperdícios de madeira fabricada, nem ainda serradura de carpintarias, que, regra geral, até inclui produtos químicos.

Ou seja, um pellet inteiramente natural não precisa de cola ou de outro tipo de aditivos.

recuperador de calor

Um recuperador de calor a pellets abrange um vasto leque de vantagens.

Para além da versatilidade (os aparelhos podem ser instalados em casas particulares, em lojas, em restaurantes…), com este aquecimento, é garantido que os problemas relativos à queima da lenha desaparecem por completo.

Desta maneira, deixa de haver fumo em casa e aquele odor tão incómodo na roupa também acaba por se extinguir. 

Procura por um aparelho que se distinga pela sua eficácia? Então, o recuperador de calor a pellets pode ser a solução.

É que este equipamento não precisa de uma chaminé tradicional e, sendo assim, pode ser instalado em qualquer local.

Só é necessário que haja uma saída para o exterior, com oito centímetros de diâmetro.

Como limpar correctamente o vidro de um recuperador de calor a pellets? 

Por outro lado, o recuperador de calor a pellets é um aquecimento «amigo do ambiente», uma vez que conta com uma combustão que não resulta do abate das árvores, mas sim dos desperdícios destas.

A acrescentar que os pellets são uma matéria praticamente livre de humidades e que tem um alto rendimento calorífico – o rendimento real ronda os 90%.

A tantos benefícios de um recuperador de calor a pellets correspondem inúmeras regras.

Um dos principais cuidados está relacionado com o vidro da porta destes aparelhos.

É que, durante o processo de combustão, esse vidro fica chamuscado e, por esse motivo, torna-se necessário recorrer a alguns produtos de limpeza.

No entanto, há uma solução mais vantajosa em todos os aspectos: sabia que basta esfregar o vidro com as cinzas da lenha? Em primeiro lugar, deve-se amarrotar a folha de um jornal e passá-la por água.

A próxima etapa é passar essa página numas cinzas, esfregando-a, de seguida, no vidro do recuperador de calor a pellets.

Posteriormente, é só repetir este gesto variadíssimas vezes e o processo termina quando se esfrega de novo o vidro com páginas de jornal que, desta vez, apenas devem estar humedecidas em água, sem quaisquer vestígios de cinzas.

Na Pedra e Decoração, é possível encontrar recuperadores de calor a pellets e com outras formas de combustão